Resenha: Miss Universo 1986

Boa tarde para todos!
Hoje dou início a uma nova seção no blogue intitulada "Resenha". Nela vou relatar minhas impressões e opinião sobre a noite final dos concursos de miss.
Atualmente com o Youtube, quem é fã do certames de beleza tem acesso há uma imensidão de vídeos, a maioria com boa qualidade de áudio e imagem.
Vou iniciar a seção com o Miss Universo 1986*:

Data: 21/07/1986
País sede: Panamá
Cidade sede: Cidade do Panamá
Quantidade de candidatas: 77
Local da final: Atlapa Convention Center
Apresentação: Bob Barker e Mary Frann
Vencedora: Miss Venezuela - Bárbara Palacios

O concurso se inicia com a tradicional parada das nações, onde as candidatas se apresentam individualmente. Nesse momento já é perceptível o favoritismo de algumas, entre elas a Miss Brasil - Deise Nunes, que aparece em primeiro plano na abertura.
Em seguida temos o tape das misses em traje de banho pelas belas paisagens do país, onde a média final das preliminares é mostrada, algo que deveria retornar ao concurso.
O anúncio do top 10 segue padrão dos anos anteriores com trechos de músicas de sucesso da época, com destaque para o belo traje padronizado usado pelas candidatas em tons de azul, verde e rosa. A ordem de chamada é a seguinte: Brasil, Colômbia, Porto Rico, EUA, Zaire, Suíça, Venezuela, Polônia, Finlândia, Chile. Um belo grupo, mas com ausência de asiáticas, fato comum na época, e que só ira se reverter em 1988 (esse fato comento quando for a vez do Miss Universo daquele ano).
As entrevistas individuais seguem o padrão Bob Barker (informal e divertido) e nessa etapa os destaques são as misses Venezuela, Polônia e EUA.
O desfile em traje de banho (maiôs azuis belíssimos) se realiza em um cenário que remete ao povos ameríndios e nessa etapa os destaques são, novamente, as misses EUA, Venezuela e Polônia (mostrando ser a inspiração da miss Macedônia Grand 2015).
Em seguida temos uma apresentação musical dispensável, com as misses fantasiadas de felinos e a Miss Universo 1985 - Deborah Carthy-Deu realizando uma dança solo. Enquanto as semifinalistas se preparam para a próxima etapa, são exibidas imagens das paisagens do belo país sede.
Antecedendo o desfile em traje de noite temos uma apresentação folclórica, algo típico dos concursos nos anos 1980.
O desfile em traje de noite tem a participação das litle sisters (irmãzinhas), que eu adoro e acho que deveriam voltar. Os destaques são as misses Venezuela, EUA e Colômbia. Essa sempre foi minha etapa preferida nos concursos. Os vestidos mais bonitos na minha opinião foram das misses Porto Rico, EUA e Venezuela. É engraçado ver a pequena confusão que as crianças fazem a saída de cada uma delas.
O top 5 é anunciado na seguinte ordem: EUA, Finlândia, Polônia, Venezuela e Colômbia. É triste neste momento ver a decepção estampada nos rosto da nossa linda representante. Acho que ele merecia entrar no lugar da finlandesa.
Em seguida temos o "final look", onde a miss Colômbia é a mais aplaudida.
Antes do desfile de despedida da Miss Universo 1985, temos um tape onde são mostrados os prêmios que a vencedora irá receber (o casaco de pele de vison pegaria muito mal hoje).
Deborah Carthy-Deu se despede lindamente usando um vestido verde-água belíssimo e se dirige ao saudoso trono (poderia voltar também).
Bob Barker anuncia com sua usual rapidez a classificação final:

5º lugar: Finlândia
4º lugar: Polônia
3º lugar: Colômbia
2º lugar: EUA
Miss Universo 1986: Venezuela

A vitória da venezuelana é um pouco criticada no Mundo Miss brasileiro. Sinceramente lembro que na época eu gostei e hoje, mais experiente nesse mundo, consigo enxergar nela o profissionalismo e preparação que só se tornaram comum entre a maioria das candidatas ao título a partir da década de 2000.
O Miss Universo 1986 é um dos meus preferidos de todos os tempos e recomendo a vocês que assistam (link na postagem).
Abraços!

Bárbara Palacios - Miss Universo 1986


Programa do concurso


*Dados consultados nos sites Pageantopolis e Wikipédia



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares na semana

Miss Brasil 2017: top 15 do desfile para o juri técnico

Miss Brasil 2017: top 15 final do blog

Gabrielle Vilela é a Miss Brasil Mundo 2017

Jéssica Porto é a Miss Minas Gerais 2017

Resenha: Concurso Nacional de Beleza 2017

Emanuelle Costa é a Miss Brasil Continentes Unidos 2017

Miss Brasil 2017: top 15 das fotos oficiais

Nathália Lago é a Miss Roraima 2017

Caroline Oliveira é a Miss Bahia 2017