Pular para o conteúdo principal

Resenha: Miss Brasil 2016

A  repercussão da edição deste ano do concurso Miss Brasil foi enorme, talvez a maior da "era Band" e resolvi esperar o ânimos se acalmarem (os meus também) para fazer a resenha do concurso.
Como sempre vou por etapas:

Abertura

A música Dancin Days, do extinto grupo As Frenéticas, foi uma ótima escolha para abrir o concurso e a conexão dela com o traje das misses foi perfeita. O cantor Dom Paulinho Lima estava meio nervoso no início, mas deu conta do recado.
Ainda sou a favor de uma apresentação individual das misses com trajes típicos, em vídeos, como parte da abertura, pois mostraria toda a diversidade cultural do nosso grande país.

Bastidores

Mostrar os bastidores dos dias de confinamento é bem legal, pois humaniza as candidatas e nos dá a oportunidade de vê-las mais naturalmente. Este ano a edição foi bem melhor que a do ano passado e sem tanta choradeira como vimos no Miss São Paulo 2016.
Os desafios propostos (maquiagem e vestuário) sofisticaram o concurso, aproximando-o do mundo da moda, sendo condizente com a nova proposta do patrocinador oficial, a Be Emotion.

Entrevista com os jurados

Até que é interessante saber o que se passa na cabeça dos jurados em relação ao mundo miss, já que a maioria deles não o integra. Este ano os entrevistados não estavam tão indiferentes quanto o ano passado e foi um momento ok do concurso.
Destaco a presença da linda Miss Brasil 1993 - Leila Schuster no corpo de jurados.

Anúncio do top 15 e desfile de maiô

As candidatas estavam lindas de maiô, pois manteve-se a tradição com muita elegância. Com poucas surpresas, a chamada do top 15 agitou as torcidas, mas pela TV não consegui identificar os nomes dos estados que eram mais "gritados".
O desfile foi bem coreografado, só não entendi a ordem, pois não foi alfabética e nem pela lista do top 15.
As melhores nesta etapa, para mim, foram: Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraná, São Paulo e Sergipe.

Anúncio do top 10 e desfile de biquíni

Ainda de maiô o top 10 foi chamado manteve a regularidade com as favoritas se mantendo. Eu só trocaria Rio Grande do Sul por Pernambuco.
O desfile de biquíni foi excelente, pois eles eram lindos e a cantora Paula Lima, como sempre, arrasou cantando Fiu Fiu. Só acho que a coreografia não deveria incluir a sambadinha, pois algumas candidatas nitidamente não sabiam sambar, mas acredito que isso não as tenha prejudicado.
As melhores nesta etapa, para mim, foram: São Paulo, Paraná, Maranhão e Sergipe.

Desfile em traje de noite

Esta etapa é a que vem menos me surpreendendo nos últimos 3 anos. Apesar de ter um pouco mais de cor, a coleção do estilista Alexandre Dutra continua sem novidades. Os vestidos são lindos e funcionam, mas os modelos e tecidos já saturaram. Alexandre é talentoso e criativo quando tem tempo, mas infelizmente não vimos isso no concurso (outra vez). 
Algo que acho desagradável e a permanência das candidatas não classificadas no palco. Além de ser constrangedor, fica um amontoado desnecessário.
As melhores nesta etapa, para mim, foram: Maranhão, Sergipe, Paraná e Alagoas.

Anúncio do top 5 e entrevistas

O anúncio do top 5 foi bem emocionante, mas trocaria a Miss Rio Grande do Norte pela Miss Sergipe.
Todas se saíram muito bem nas respostas, com destaque para Paraná e Alagoas.
As perguntas rapidinhas desta etapa, na minha opinião, nada acrescentam e deveriam ser eliminadas.

Desfile final e anúncio do top 3

Uma etapa interessante, mas que acredito não influencie o resultado, pois os jurados estavam todos com suas pastinhas fechadas.
Não acreditei quando a potiguar foi anunciada, pois no lugar dele colocaria a alagoana fácil. Foi uma grande injustiça!
Para mim o título agora era da miss Maranhão ou da Miss Paraná.

Despedida da Miss Brasil 2015

Marthina Brandt arrasou no seu desfile de despedida ao usar um terno branco que destacou ainda mais sua exuberante beleza. Há poucos dias ter revelado um drama pessoal (ela teve um câncer no útero durante o reinado), Marthina mostrou que é uma inesquecível Miss Brasil. 
Desejo o melhor para ela sempre!

Anúncio final 

Foi emocionante mas, para ser perfeito , o top 2 deveria ter sido Maranhão e Paraná.

A vencedora

Raissa Santana mereceu muito conquistar o título de Miss Brasil 2016 e acredito que fará um reinado maravilhoso.
Sobre as chances dela de ser a próxima Miss Universo, acho enormes, mas francamente não penso muito nisso, pois sua vitória tem um significado que extrapola a conquista de um título internacional. Ainda mais de um concurso que, para mim, perdeu sua identidade e credibilidade como o Miss universo.
Se acontecer ficarei muito feliz, mas senão, continuarei admirando a nossa linda Miss Brasil 2016 e a importância da sua conquista para a mudança de paradigma de beleza no nosso país.

Parte técnica:

As imagens projetadas no telão ao fundo e o cenário estavam muito bonitos.
Os apresentadores foram muito bem, em especial Danielle Suzuki que estava visivelmente emocionada e feliz em estar ali.
A trilha sonora brasileira foi perfeita, mas  a presença dos dançarinos continuo achando dispensável.

Parabéns aos organizadores e patrocinadores do concurso pelo belo espetáculo que foi o Miss Brasil 2016. Que a evolução continue!

Raissa Santana sendo coroada Miss Brasil 2016

Resultado final*

PosiçãoEstado e Candidata
Miss Brasil 2016
2º. Lugar
3º. Lugar
4º. Lugar
5º. Lugar
(TOP 10)
Semifinalistas
(TOP 15)
Semifinalistas
  • Bahia Bahia - Victória Esteves

      Anunciadas apenas como "finalistas" durante a final.

Premiações Especiais

Miss Be Emotion foi eleita pelo maquiador profissional Saulo Fonseca. [6]
PremiaçãoEstado e Candidata
Miss Be Emotion
Miss Voto Popular

*Wikipédia


Comentários

  1. Oi Nelson, estava esperando sua análise sobre o concurso Miss Brasil. Estava esperando que quem seria anunciada fosse a Miss Alagoas ao invés da Miss Rio Grande do Norte no top 3. Seria divino se a Miss Maranhão ficasse de mãos dadas com a Miss Paraná na hora do anúncio da vencedora. Finalmente o Alexandre Dutra colocou uma corzinha naqueles vestidos, mas ainda assim ficaria melhor se fizessem como era antes: as candidatas levarem seus vestidos de gala. Teríamos mais diversidade no palco.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro Nelson
    Gostei das suas avaliações, não concordo com a despedida de Martina Brandt Miss Universo Brasil 2015 só faltou o chapeu para ser a Rainha do Peão de Boiadeiro, ridicula como sempre foi em todas suas apresentações como Miss Universo Brasil, dsculpe-me se for o caso. Por mim a Miss Universo Brasil 2016 seria a Miss Maranhão e a Miss Paraná seria a segunda colocada, mas fazer o que ? O mais importante nisso tudo é que o Top 05 foi nordestino, porque a Miss Paraná é baiana de nascimento, acho que a Miss Universo Brasil 2016 entrará no Top 05 do Miss Universo e para mim não será surpresa se ela for coroada Miss Universo 2016.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Desculpa Nelso
    Em tempo: quando será que vão abolir essas misses embrulhadas em rendas que chamam de vestidos de gala ? Ridiculos chega de tanta cafonice, as misses tem que vir com os seus proprios vestidos dos seus proprios estados como sempre foi e se apresentarem belissimas e nos deixar ancioso pela entrada da proxima miss exibindo o seu belissimo vestido de gala, chega de rendas horriveis !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Perfil e fotos oficiais da Miss Grand Brasil 2016 - Renata Sena no site do concurso

O site do concurso Miss Grand International disponibilizou o perfil e fotos oficiais das candidatas ao título de 2016. Seguindo o modelo do Miss Universo, o mais jovem dos concursos do Grand-Slam mostra que seguir os passos do mais popular concurso de beleza internacional é ter o jogo ganho. As candidatas ainda não tem o mesmo nível de beleza do concurso estadunidense, mas acredito que nos próximos anos isso deva acontecer, pois o concurso deve vincular-se aos principais certames nacionais de cada país. Eu muito ansioso e animado com o Miss Grand International 2016 e acredito que teremos um belíssimo espetáculo no próximo dia 25. Nome:  Renata Sena País:  Brasil Idade:  21 Altura:  1,72 cm Peso:  54,0 kg Medidas:  35 - 24 - 37 Formação / Profissão: Universidade Católica Dom Bosco, 6º semestre de Jornalismo Hobbies: Eu faço muito exercício físico (academia, corrida em parques). Eu leio muito e também escrevo, mas o que eu realmente gostaria de fazer é cantar profissionalme

Boa sorte Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Há 20 anos meu estado não conquista o titulo de MISS BRASIL. Hoje estou muito confiante que esse jejum termine, pois a representante de São Paulo, Fernanda Leme - apresenta todos os requisitos para a conquista do título máximo da beleza nacional. Vencemos em  1967, 1973, 1974, 1976, 1977, 1984, 1991, 1994, portanto temos sorte nos anos de final 4. Que 2014 entre na lista e conquistemos a nossa 9ª coroa. Desejo muito sorte para Fernanda Leme e que sua estrela brilhe como nas conquistas municipal  e estadual. Estou com você linda! Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014

Yara Deckner é a Miss Mato Grosso do Sul 2016

O estado do Mato Grosso do Sul será representado por Yara Deckner no Miss Brasil 2016. O concurso foi realizado no último dia 08, no Shopping Norte Sul Plaza, na capital Campo Grande e contou com a participação de 10 candidatas. Boa sorte para a miss no Miss Brasil 2016. Yara Deckner - Miss Mato Grosso do Sul 2016 Resultado Final*: Colocação Município e Candidata Vencedora Campo Grande  - Yara Deckner 2º. Lugar Campo Grande  - Farluce Chaves 3º. Lugar Selvíria  - Thaís Araújo 4º. Lugar Campo Grande  - Gabriely Paliga 5º. Lugar Nome não divulgado. *Fonte Wikipédia

Definidos local e data do Miss Intercontinental 2016

A 45ª edição do concurso Miss Intercontinental já tem data e local definidos. O cidade sede será Colombo no Sri Lanka e a final está prevista para o dia 15 de outubro. São esperadas cerca de 70 candidatas para disputar o título de Miss Intercontinental 2016 que ficarão hospedadas no hotel cinco estrelas Cinnamon Lakeside. O Brasil será representado pela paulista Sabrina Sancler que tentará conquistar o 4º título para o nosso país (os anteriores foram em 1972, 1981 e 1998). O Miss Intercontinental é uma dos mais tradicionais concursos de miss, mas não integra o Grand-Slam. Acredito que isso ocorra devido a irregularidade da qualidade das finais, onde a produção deixa a desejar, como a do ano passado. Estou torcendo para que este ano tenhamos um belo evento. Hotel Cinnamon Lakeside no Sri Lanka