Com um ano, dois meses e quinze dias chega ao fim hoje um dos reinados mais polêmicos da história do Mundo Miss, o da Miss Brasil 2010 Débora Lyra.
Lembro que a primeira vez que a vi foi no concurso Beleza Brasil 2009 (realizado em novembro de 2008), hoje denominado Miss Terra Brasil, representando seu estado natal, o Espirito Santo, e fiquei impressionado com sua beleza que lhe garantiu o 4o. lugar. Meses depois ela foi indicada para representar o Brasil no concurso Top Model of the World 2009 e conquistou o título, repetindo o feito da mineira Natália Guimarães em 2007.
Desse fato em diante o Mundo Miss começa a olhar com mais atenção e admiração para Débora Lyra, que afirma querer seguir os passos da companheira de título, ou seja, ser Miss Brasil e representar com sucesso o país no Miss Universo. Débora então se instala em Divinópolis-MG sob o comando do coordenador José Alonso (o mesmo de Natália) e inícia uma nova etapa em sua trajetória de miss.
O plano inícial, segundo a própria Débora, era preparar-se durante dois anos e disputar o Miss Minas Gerais em 2011 e ter a mesma trajétoria da, agora amiga, Natália Guimarães. Sendo assim ela é convidada a participar do júri preliminar do concurso em 2010.
Surge, então, a primeira polêmica, pois o plano é alterado e após seleção preliminar Débora entra no concurso representando Divinópolis e ganha o título. Isso causa certa revolta no Mundo Miss e Débora começa a ser chamada de "miss jurada" por alguns inconformados seguidores de concursos.
No concurso nacional ela, apesar das críticas, chega como uma das favoritas e ganha o título, cumprindo mais uma etapa do "planejamento". A insatisfação de alguns é suplantada pelo apoio e admiração de outros e Débora segue firme em seu objetivo.
No Miss Universo 2010, realizado em Las Vegas, ela é considerada um dos mais belos rostos e figura nos tops de diversos sites especializados, mas injustamente não se classifica.
Após o Miss Universo fatos e boatos pipocam no Mundo Miss, sendo um dos mais sérios o fato de Débora ter se recusado, por ser católica, a usar o traje típico que representava um Orixá, escolhido através de enquete no site ofical do Miss Brasil. Ela decidiu usar o mesmo traje do certame nacional, que havia sido premiado como o mais bonito.
Um boato sério que também surgiu na época foi sobre uma suposta "comemoração" da equipe do concurso nacional na plateia do Miss Universo, quando findada a chamada das classificadas no top 15, o que teria causado sérios desentendimentos com José Alonso, culminando no seu desligamento da coordenação do Miss Minas Gerais.
A partir daí percebe-se uma insatisfação da Miss Brasil com a organização do certame nacional, através de mensagens em microblogs, que são rebatidas pela equipe pelo mesmo canal, ficando claro que a relação entre ambos não é das melhores.
Após o Miss Universo, Débora volta à mídia que explora seu namoro relâmpago com o jogador Alexandre Pato, o que não é bem visto por algumas pessoas no Mundo Miss. Com o fim do romance a Miss Brasil só volta a aparecer na midia algums meses depois, participando das etapas estaduais dos concursos e de alguns programas de TV, nos quais causa surpresa por estar visivelmete fora de forma.
Toneladas de críticas, especulações e boatos surgem no Mundo Miss até que, semanas antes do concurso nacional, Debóra relata um período de depressão que a teria feito engordar quase dez quilos. Para piorar a situação, é assaltada na zona oeste da capital paulista, tendo seu carro (prêmio do Miss MG) roubado.
Mas Débora Lyra está dando a volta por cima, como diz o ditado popular: submeteu-se a uma cirurgia para levantar os seios que, segundo ela, "deram uma caída"; ganhou um carro no quadro Maratona do Faustão no último domingo (17); e segue fazendo regime para recuperar a boa forma que lhe trouxe o título de Miss Brasil 2010.
Apesar de toda a polêmica, gosto muito de Débora Lyra e a admiro por ser determinada, lutar por seus objetivos e abrir o jogo sobre seus problemas pessoais.
Desejo, com sinceridade, que ela seja muito feliz em sua nova fase de vida que se inícia a partir de amanhã e que concretize seus objetivos pessoais e profissionais.
![]() |
Débora Lyra |
![]() |
Emoção ao saber que é a Miss Brasil 2010 |
![]() |
Débora no desfile de biquíni nas preliminares do Miss Universo 2010 |
![]() |
Débora no desfile de traje de noite nas preliminares do Miss Universo 2010 |
![]() |
Débora quando eleita Miss Minas Gerais 2010 |
![]() |
Débora Lyra Miss Brasil 2010 |
![]() |
O traje típico usado por Débora no Miss Brasil 2010 e no Miss Universo 2010 |
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Obrigado!