Pular para o conteúdo principal

Há racismo no Miss Universo?

Boa noite à todos!
Li essa matéria no site Missosology e resolvi compartilhá-la com vocês. Espero que gostem e opinem.
Abraços!

Miss Universo e Racismo

A vitória de Leila Lopes de Angola abriu caminho para alguns países africanos  terem uma chance e realmente competirem no concurso mais prestigiado do mundo. Este ano o Gabão, um país da África subsaariana e próximo de Angola, apresentou um concurso de nível mundial que escolheu  Ada Marie Noelle Meyo como competidora oficial do país para o Miss Universo 2012. O Gabão, uma ex-colônia francesa, é na verdade o terceiro país mais rico da África subsaariana e está pronto para ter um melhor crescimento econômico nos próximos anos. Este ar de confiança permitiu ao país realmente anunciar que está pronto para os palcos dos concursos mundiais e quem sabe, realmente ganhar o título este ano. Ada Maria é a competidora mais provável para seguir os passos de Leila Lopes.
As mulheres negras  têm tido bons resultados  no Miss Universo, embora haja apenas um punhado delas que conquistou o título. Levou-se mais de duas décadas para que a primeira mulher negra fosse coroada como Miss Universo. Janelle Commissiong de Trinidad e Tobago teve essa honra em 1977. Em 1995 Chelsi Smith dos Estados Unidos levou a coroa. Chelsi é mulata, pois seu pai é afroamericano. Em 1998, Wendy Fitzwilliam tornou-se a segunda trinitita e a terceira mulher negra a ganhar a coroa.O ano seguinte, 1999, foi um dos mais importantes porque, pela primeira vez, uma beleza negra foi coroada por uma outra negra. A Miss Botswana Mpule Kwelagobe é a única de seu país até 2011 a ganhar o Miss Universo. Mpule foi a primeira negra africana a ganhar a coroa.
Com  essas poucas vitórias,  pode-se discordar ou concordar com um editorial em um jornal americano que, horas antes da transmissão ao vivo do Miss Universo 2011, sutilmente, mas de forma impertinente, acusou o  concurso de racismo, prevendo que o resultado nos traria outra miss com o padrão ocidental de beleza. O jornal teve que engolir suas palavras horas mais tarde. A verdade é que os concursos de beleza têm feito grandes progressos para diversificar o conceito de beleza. Realmente, essa acusação de racismo pode ter influenciado a organização do  Miss Universo a ter esse desejo de provar que o editorial estava errado. Mas esse seria o caso se o que o editorial estava dizendo é o sentimento real das pessoas nos Estados Unidos ou mesmo do resto do mundo.
Há realmente racismo no Miss Universo? Ou devemos ir mais longe e perguntar se há racismo nos quatro concursos do Grand-Slam? A vitória de Leila Lopes já provou que a beleza transcende cores de pele, mas não conseguiu  acabar com os questionamentos sobre racismo a cada ano nos concursos. A vitória de uma angolana no concurso inspira a participação de outros países africanos. Se há de fato racismo no Miss Universo, o povo do Gabão realmente não dá a mínima.

Este texto é uma tradução da matéria publicada no site Missosology:
http://www.missosology.org/main/index.php/miss-universe/featured-article/820-miss-universe-and-racism.html


Janelle Commissiong - Miss Universo 1977

Chelsi Smith - Miss Universo 1995

Wendy Fitzwilliam - Miss Universo 1998

Mpule Kwelagobe - Miss Universo 1999

Comentários

  1. O racismo é uma doença avassaladora, e no Brasil o racismo e o preconceito é uma tristeza, miss negra no Brasil fica em segundo lugar - acho que so tivemos duas misses negras - Vera Lucia Couto que ficou em terceiro lugar no Miss Internacional 1964 e Deyse Nunes Miss Brasil e sexto lugar no Miss Universo 1986 - elas são belíssimas !
    Aproveito para agradecer suas visitas aos meus blogs e os seus comentarios que me engrandecem. Volte sempre.
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Resultado do Miss America Latina del Mundo 2012

A guatemalteca Georgina Méndez é a MISS AMERICA LATINA DEL MUNDO 2012. É a terceira vez que o país conquista o título nesse concurso, sendo os anteriores em 1993 e 2007. A edição deste ano foi realizada no México e contou com a participação de representantes de países dos continentes americano, europeu e asiático. A classificação final foi: 2º lugar Portugal, 3º lugar Porto Rico, 4º lugar Uruguai e 5º lugar Colômbia. A MISS BRASIL LATINA 2012, Karyne Medeiros, integrou o grupo de 12 semifinalistas. Parabéns à Guatemala pela conquista e também à representante brasileira pela classificação.

Obituário - Maria José Cardoso - Miss Brasil 1956

No último dia 23 faleceu a Miss Brasil 1956 - Maria José Cardoso. O site do jornal paulistano Folha de São Paulo publicou uma bela matéria sobre a trajetória de miss da 1ª representante do Rio Grande do Sul a vencer o concurso nacional. Miss Brasil de 1956 esteve a dois passos do Universo Formada em Belas Artes, Maria gostava de passar o tempo junto à natureza Fabrício Lobel  31.05.2019 às 2h00 Houve um tempo que, além do futebol, o que mais mobilizava torcidas pelo país era a disputa pelo título de Miss Brasil. Revistas e jornais de todo o país acompanhavam as festas preparatórias, as carreatas de carros conversíveis e, claro, o concurso principal. Em 1956, a disputa se deu no hotel Quitandinha, um palácio que já tinha abrigado até um luxuoso cassino, em Petrópolis, na serra fluminense. Representando o Rio Grande do Sul, Maria José foi eleita a mulher mais bela do Brasil aos 21. Maria José Cardoso - Miss Brasil 1956 Nascida na cidade praiana de S...

Há 50 anos Ieda Maria Vargas era coroada Miss Universo 1963

Hoje é um dia muito especial para nós brasileiros que acompanham o Mundo Miss. Há 50 anos a gaúcha Ieda Maria Vargas conquistava para o Brasil o seu primeiro título de MISS UNIVERSO. Em 20 de julho de 1963, em Miami-EUA, Ieda desbancou 49 candidatas e colocou o país na posição de potência da beleza, pois o mesmo já havia figurado no top 05 em anos anteriores. Ao retornar ao Brasil  a MISS UNIVERSO 1963 foi ovacionada em tornou-se uma referência de beleza e elegância para as brasileiras. Até hoje é reverenciada no Rio Grande do Sul. Atualmente Ieda vive na cidade de Gramado-RS, onde está sendo homenageada com uma exposição sobre sua trajetória como miss. Parabéns a Ieda Maria Vargas e ao Brasil pelo aniversário de 50 anos dessa importante conquista. Ieda Maria Vargas - Miss Universo 1963 Ieda atualmente

Perfil e fotos oficiais da Miss Grand Brasil 2016 - Renata Sena no site do concurso

O site do concurso Miss Grand International disponibilizou o perfil e fotos oficiais das candidatas ao título de 2016. Seguindo o modelo do Miss Universo, o mais jovem dos concursos do Grand-Slam mostra que seguir os passos do mais popular concurso de beleza internacional é ter o jogo ganho. As candidatas ainda não tem o mesmo nível de beleza do concurso estadunidense, mas acredito que nos próximos anos isso deva acontecer, pois o concurso deve vincular-se aos principais certames nacionais de cada país. Eu muito ansioso e animado com o Miss Grand International 2016 e acredito que teremos um belíssimo espetáculo no próximo dia 25. Nome:  Renata Sena País:  Brasil Idade:  21 Altura:  1,72 cm Peso:  54,0 kg Medidas:  35 - 24 - 37 Formação / Profissão: Universidade Católica Dom Bosco, 6º semestre de Jornalismo Hobbies: Eu faço muito exercício físico (academia, corrida em parques). Eu leio muito e também escrevo, mas o que eu realmente gostaria de ...