Pular para o conteúdo principal

O Brasil no Miss Mundo

O site oficial do concurso MISS MUNDO BRASIL publicou um resumo da participação do Brasil no MISS MUNDO, que teve início em 1958.
Achei o texto bem informativo e resolvi compartilhá-lo com vocês.
Um excelente fim de semana para todos!


Em tempos de Miss Mundo Brasil, vamos rever o histórico da participação do Brasil no concurso internacional.
O Brasil tem uma história de altos e baixos no Miss Mundo, hoje o principal concurso de beleza do planeta e também o mais antigo. Criado em 1951 pelo empresário britânico Eric Morley, nos seus primeiros anos o Miss Mundo contava com uma maioria esmagadora de candidatas européias e representantes de colônias britânicas. Em 1954, a então Miss Brasil Martha Rocha foi convidada para disputar o título após ter ficado em segundo lugar no Miss Universo. Porém, a agenda lotada de compromissos não permitiu a sua participação, e o Brasil ainda esperaria por mais 4 anos até a sua estreia em Londres.
A primeira Miss Mundo Brasil foi a vice de Adalgiza Colombo, a pernambucana Sônia Maria Campos. Com ela, o Brasil começou bem no Miss Mundo: foi uma das finalistas.

Naqueles tempos o Brasil enviava a segunda, ou até mesmo a terceira colocada no Miss Brasil, para o Miss Mundo. Eram chamadas de “Miss Brasil 2″ ou “Miss Brasil 3″.
Após duas quartas colocações nos anos 1960 (a sergipana Maria Isabel de Avellar em 1964 e a matogrossense Marlucci Manvailler Rocha em 1966), até então os nossos melhores resultados no concurso, o título de Miss Mundo chegaria em 1971, com a Miss Guanabara Lúcia Petterle, uma estudante de Medicina de 22 anos.
Em 1977 a gaúcha Madalena Sbaraini foi considerada uma das maiores favoritas da história do evento, liderando as tradicionais apostas em Londres. Acabou em quarto lugar. Venceu a Miss Suécia.
Foi em 1981 que a Miss Mundo Brasil foi eleita em um evento exclusivo pela primeira vez, o “Garota Ilha Porchat”. A modelo paulista Maristela Silva Grazzia venceu e foi a quarta colocada no Miss Mundo. No ano seguinte, a Band comprou os direitos de transmissão, e realizou o concurso “Mulher Brasileira em Primeiro Lugar”. As candidatas representavam emissoras regionais da Rede Bandeirantes.
O SBT, que vinha realizando o concurso Miss Brasil (Universo) desde 1981, adquiriu os direitos do Miss Mundo em 1983, e passou a realizar o “Miss Mundo Brasil”. O título era disputado por 10 modelos ou ex-Misses convidadas pela produção do SBT. Cátia Pedrosa, do Rio de Janeiro, venceu e chegou ao terceiro lugar no Miss Mundo 1983. Em 1984, a ex-Miss Brasil (Universo) Adriana Oliveria chegou a Londres com status de favorita, foi finalista (assim como no Miss Universo 1981), mas mais uma vez perdeu para uma venezuelana, a hoje atriz Astrid Carolina Herrera.
Coincidência ou não, com o fim da ditadura a audiência dos concursos de beleza começou a despencar. O último Miss Mundo Brasil realizado por Silvio Santos, em 1987, marcou poucos pontos no Ibope, o que causou o desligamento da emissora com a organização britânica. O Miss Brasil (Universo) também não ia bem, e foi apresentado por Silvio Santos pela última vez em 1989.
O Brasil não teve representantes no Miss Mundo em 1988 e 1989.
Os anos 90 foram uma espécie de “Idade das Trevas” para os concursos de beleza no Brasil. Em ambas versões, Mundo e Universo, quase não havia transmissão pela televisão e o interesse de mídia era mínimo, a não ser nas regiões onde aconteciam.
O Miss Mundo Brasil seguiu independente do Miss Brasil (Universo) até 1997, sendo realizado pela empresária Marlene Britto até 1993, pelo legendário Paulo Max, e por seus filhos após o seu falecimento em 1996. O Miss Mundo Brasil e o Miss Mundo chegaram a ser transmitidos pela Band e pela Record em 1991 e 1995, respectivamente.
O melhor resultado da década foi conquistado pela capixaba Anuska Prado, terceira colocada em 1996, na Índia.
Em 1998 ambas representantes voltaram a ser escolhidas em um único concurso (com exceção de 2001), e assim permaneceu até 2005. Nas mãos da empresa Gaeta, entre 1999 e 2005, o Brasil não emplacou sequer uma semifinalista no Miss Mundo.
Insatisfeito com o fato do Brasil enviar sempre a segunda colocada do concurso Miss Brasil, o Miss Mundo aprovou proposta do empresário Henrique Fontes, e a partir de 2006 o país ganhava mais uma vez um concurso específico para o Miss Mundo: o Miss Mundo Brasil.
Desde então, o Miss Mundo Brasil e o Miss Mundo passaram a ter grande cobertura de mídia, incluindo os principais sites e publicações do país, e o concurso nacional passou a ser televisionado e/ou transmitido pela internet (CNT e SKY até 2009 e UOL e Rede Pampa desde 2010). O UOL transmitiu o Miss Mundo 2011 ao vivo, com grande sucesso.
Entre 2006 e 2011, foram 4 classificações, incluindo o quarto lugar e o título inédito de Miss Mundo Américas da goiana Jane Borges, em 2006.
Em 2012, com a mudança do calendário do Miss Mundo (o concurso passou a acontecer em julho/agosto, em vez de novembro/dezembro), uma seletiva especial com candidatas de anos anteriores vem acontecendo desde dezembro, e a grande final terá lugar no dia 2 de abril, em Porto Alegre, com transmissão da Rede Pampa no Rio Grande do Sul e do UOL para todo o Brasil e o mundo (23:55, horário de Brasília).
O Miss Mundo Brasil 2013 acontecerá no dia 22 de setembro desse ano, no Portobello Resort & Safari.
O Miss Mundo é hoje o principal concurso de beleza do planeta, assistido em 188 países e territórios e com participação de mais de 120 países (contra 88 do Miss Universo). Já revelou nomes como Halle Berry, Lynda Carter, Ashwarya Rai, diversas “Bond Girls”, inclusive Claudine Auger, uma das mais famosas, entre outras. Também já participaram do evento, como convidados especiais, Bee Gees, Ricky Martin, Dick Cain, Enrique Iglesias, Lionel Richie, Vanessa Willians, Pierce Brosnan, Grace Jones e muitos outros.
Sob o lema “Beleza com Propósito”, criado pela sua diretora Julia Morley, o concurso e suas candidatas angariam milhões de dólares anualmente para crianças carentes de todo o mundo.

Comentários

  1. Parabens pela postagem, excelente !
    O Brasil está carente de titulos internacionais e da maneira que "vai o bonde" vai ser dificil vencer o Miss Universo, o Miss Mundo e/ou o Miss Internacional quanto aos demais titulo como Miss Terra, Miss Continente Americano, Miss A, Miss B etc, eu não dou credibilidade tanto é que nem publico nos meus blogs. Para mim só existem tres Misses Brasil que são Miss Universo Brasil, Miss Mundo Brasil e Miss Brasil Internacional.
    Mais uma vez parabens pela postagem.
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - rumo ao Miss Universo 2018

Na manhã de ontem a amazonense Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - embarcou no aeroporto internacional de São Paulo rumo a Bangkok - Tailândia para participar do Miss Universo 2018. Mayra Dias no aeroporto em SP Com escola em Dubai - Emirados Árabes, a bela chegou em seu destino final a algumas horas e deve se apresentar oficialmente para a organização do concurso no próximo dia 1º de dezembro. Em Bangkok - Tailândia Boa sorte para nossa miss, que ela brilhe no concurso e nos traga o tão aguardado 3º título de Miss Universo para o Brasil.

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.