Pular para o conteúdo principal

Há 50 anos o Brasil elegia sua primeira representante negra para um concurso internacional

Fonte: site do Miss Brasil

A carioca Vera Lúcia Couto enfrentou o racismo, subiu na passarela e recebeu a faixa de Miss Guanabara há 50 anos. Foi a primeira miss negra eleita no Brasil. Em 27 de junho de 1964, na passarela, ela ouviu gritos, vaias e outras manifestações racistas.
"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua crioula, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 
A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Guanabara. Ela conquistou o segundo lugar no Miss Brasil e o terceiro no concurso de Miss Beleza Internacional. A ela é dedicada a música Mulata Bossa Nova, de João Roberto Kelly.

Nota do blog: 

Vera Lúcia Couto é até hoje um dos ícones da beleza nacional.
Com olhos e sorriso lindos e uma elegância única, merecia ter ganho o MISS BRASIL e com isso poderia ter conquistado o título de MISS UNIVERSO 1964. Seria o 2° título para o Brasil e a primeira vez que um país iria conseguir o título em sequência, fato só conseguido pela Venezuela em 2008 e 2009.
Mas a realidade da época era outra e tanto no concurso MISS BRASIL quanto no MISS UNIVERSO as misses negras eram desvalorizadas.
Os motivos para essa desvalorização são muitos, passando por razões políticas e socioculturais.
Até 2013 só  uma negra foi eleita MISS BRASIL, em 1986, a gaúcha Deise Nunes e o MISS UNIVERSO com mais de 60 anos de história, elegeu somente cinco misses negras.
Espero que um dia o concurso MISS BRASIL reconheça e valorize a beleza negra como uma das legítimas representações da miscigenação do país.
Parabéns Vera Lucia Couto - MISS BRASIL BELEZA INTERNACIONAL 1964.

Vera Lúcia Couto em foto recente e quando representou o Brasil no MBI 1964


MULATA BOSSA NOVA
Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

A mulata está
Cheia de fiufiu
Espantando as loiras
E as morenas do Brasil




Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Rafaela Martins representa Américo Brasiliense no Miss São Paulo 2013

Fonte: Gazeta de Américo A ameriliense Rafaela Martins de Oliveira foi uma das selecionadas para participar do Miss São Paulo 2013. A  Gazeta de Américo  conversou com Rafaela sobre esta classificação e como será sua preparação até o dia do desfile final.   Rafaela conta que a classificação foi uma realização pessoal e profissional. “Venho me preparando muito para isso e com a ajuda primeiramente de Deus, da minha família, dos meus amigos e patrocinadores, foi mais fácil essa caminhada!”.   Ela disse que agora tem que focar ainda mais nessa preparação, pois ainda faltam alguns detalhes finais para acertar, já que provavelmente o concurso deverá acontecer no segundo semestre desse ano (agosto).   Rafaela conta que a sua "preparação" engloba, alimentação com acompanhamento da nutricionista, exercícios físicos, tratamentos estéticos, para que possa entrar nos padrões, pois esse ano o concurso esta bem rígido com muitas exigências.   “Para mim, poder...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.