Há 50 anos o Brasil elegia sua primeira representante negra para um concurso internacional

Fonte: site do Miss Brasil

A carioca Vera Lúcia Couto enfrentou o racismo, subiu na passarela e recebeu a faixa de Miss Guanabara há 50 anos. Foi a primeira miss negra eleita no Brasil. Em 27 de junho de 1964, na passarela, ela ouviu gritos, vaias e outras manifestações racistas.
"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua crioula, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 
A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Guanabara. Ela conquistou o segundo lugar no Miss Brasil e o terceiro no concurso de Miss Beleza Internacional. A ela é dedicada a música Mulata Bossa Nova, de João Roberto Kelly.

Nota do blog: 

Vera Lúcia Couto é até hoje um dos ícones da beleza nacional.
Com olhos e sorriso lindos e uma elegância única, merecia ter ganho o MISS BRASIL e com isso poderia ter conquistado o título de MISS UNIVERSO 1964. Seria o 2° título para o Brasil e a primeira vez que um país iria conseguir o título em sequência, fato só conseguido pela Venezuela em 2008 e 2009.
Mas a realidade da época era outra e tanto no concurso MISS BRASIL quanto no MISS UNIVERSO as misses negras eram desvalorizadas.
Os motivos para essa desvalorização são muitos, passando por razões políticas e socioculturais.
Até 2013 só  uma negra foi eleita MISS BRASIL, em 1986, a gaúcha Deise Nunes e o MISS UNIVERSO com mais de 60 anos de história, elegeu somente cinco misses negras.
Espero que um dia o concurso MISS BRASIL reconheça e valorize a beleza negra como uma das legítimas representações da miscigenação do país.
Parabéns Vera Lucia Couto - MISS BRASIL BELEZA INTERNACIONAL 1964.

Vera Lúcia Couto em foto recente e quando representou o Brasil no MBI 1964


MULATA BOSSA NOVA
Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

A mulata está
Cheia de fiufiu
Espantando as loiras
E as morenas do Brasil




Comentários