Pular para o conteúdo principal

Há 50 anos o Brasil elegia sua primeira representante negra para um concurso internacional

Fonte: site do Miss Brasil

A carioca Vera Lúcia Couto enfrentou o racismo, subiu na passarela e recebeu a faixa de Miss Guanabara há 50 anos. Foi a primeira miss negra eleita no Brasil. Em 27 de junho de 1964, na passarela, ela ouviu gritos, vaias e outras manifestações racistas.
"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua crioula, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 
A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Guanabara. Ela conquistou o segundo lugar no Miss Brasil e o terceiro no concurso de Miss Beleza Internacional. A ela é dedicada a música Mulata Bossa Nova, de João Roberto Kelly.

Nota do blog: 

Vera Lúcia Couto é até hoje um dos ícones da beleza nacional.
Com olhos e sorriso lindos e uma elegância única, merecia ter ganho o MISS BRASIL e com isso poderia ter conquistado o título de MISS UNIVERSO 1964. Seria o 2° título para o Brasil e a primeira vez que um país iria conseguir o título em sequência, fato só conseguido pela Venezuela em 2008 e 2009.
Mas a realidade da época era outra e tanto no concurso MISS BRASIL quanto no MISS UNIVERSO as misses negras eram desvalorizadas.
Os motivos para essa desvalorização são muitos, passando por razões políticas e socioculturais.
Até 2013 só  uma negra foi eleita MISS BRASIL, em 1986, a gaúcha Deise Nunes e o MISS UNIVERSO com mais de 60 anos de história, elegeu somente cinco misses negras.
Espero que um dia o concurso MISS BRASIL reconheça e valorize a beleza negra como uma das legítimas representações da miscigenação do país.
Parabéns Vera Lucia Couto - MISS BRASIL BELEZA INTERNACIONAL 1964.

Vera Lúcia Couto em foto recente e quando representou o Brasil no MBI 1964


MULATA BOSSA NOVA
Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela
Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei! Ei!
Na passarela

A mulata está
Cheia de fiufiu
Espantando as loiras
E as morenas do Brasil




Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2012: Hot Picks final

O site Pageant-Mania publicou seu Hot Picks final para o MISS SUPRANATIONAL 2012, que terá sua final realizada amanhã na cidade de Warsaw - Polônia. A paulista Mariane Silvestre, que representa o Brasil no concurso, foi classificada em 2º lugar.  O Belezas Paulistas deseja boa sorte para nossa representante e torce pela conquista deste inédito título para o país. PAGEANT MANIA'S MISS SUPRANATIONAL 2012 HOT PICKS 1. Thailand  - Nanthawan Wannachutha (201 pts) 2. Brazil  - Mariane Silvestre (146 pts) 3. Iceland  - Sigrún Eva Ármannsdóttir (129 pts) 4. Canada  - Katie Starke (120 pts) 5. Suriname  - Periskia Laing (114 pts) 6. Philippines  - Elaine Kay Moll (110 pts) 7. Bosnia & Herzegovina  - Ema Golijanin (103 pts) 8. Costa Rica  - Kary Ramos (101 pts) 9. South Africa  - Jessica Kahawaty (96 pts) 10. Dominican Republic  - Chantel Martínez de la Cruz (78 pts) 11. Panama  - Elissa Estrada (68 pts) 12. Cuba  - ...

Miss Universo 2013: Hot Picks #11

O portal Missosology publicou seu Hot Picks #11 para o MISS UNIVERSO 2013. O 1° lugar ficou para a Miss República Dominicana, seguida das misses Espanha e Brasil. É muito animador saber que Jakelyne Oliveira - MISS BRASIL 2013 - está sendo bem cotada pelo mais importante portal do Mundo Miss. Estou torcendo para que ela continue obtendo destaque nas edições futuras. Abraços para todos!

Fotos oficiais de Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Boa noite leitores! O site oficial do concurso MISS BRASIL publicou hoje as fotos oficiais das candidatas ao título de 2014. A linda MISS SÃO PAULO 2014, Fernanda Leme, como era de se esperar, ficou divina nas fotos. Ainda é cedo para ficar cantando vitória, mas o meu estado está com uma chance enorme de acabar com o jejum de 20 anos sem o título. Torcendo muito! Abraços! Fernanda Leme - Miss SP 2014

Equador vence o Miss Continentes Unidos 2013

A lindíssima equatoriana Carolina Aguirre venceu a primeira edição do MISS CONTINENTES UNIDOS. O concurso substitui o jovem MISS CONTINENTE AMERICANO, que foi realizado no período de 2006-2012, com a intenção de a partir desta edição receber representantes do mundo inteiro . O Brasil conquistou o título ano passado, com Camila Serakides. Injustiçada no MISS UNIVERSO 2012, pois não figurou no top 15, Carolina Aguirre é uma das mais belas representantes, na minha opinião, da história do Equador nos concursos de miss. Espero que ela ainda participe de outros concursos do Grand-Slam e que sua beleza seja reconhecida e reverenciada como deve ser. Infelizmente, a representante do Brasil, Thainara Latenik, não obteve classificação. O top 05 foi formado pelas representantes do: Equador, Chile, Bélgica, Uruguai e Panamá.  Parabéns a Carolina Aguirre e ao Equador pela conquista do título e também a brasileira pela participação.