Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014 - divulga projeto ambiental em Curitiba-PR

Fonte: site oficial do Miss Terra Brasil

Faltam poucos dias para o maior concurso ligado à causa ambiental do mundo, o Miss Earth. O evento será realizado em Manila, nas Filipinas. A chegada das candidatas ao país sede está prevista para 06 de novembro, com a final no dia 29. Letícia Silva é a representante do Brasil, indicada pela Look Top Beauty que é a detentora da franquia nacionalmente. Enquanto se prepara, Letícia cumpre uma agenda de visitas para divulgação do seu projeto ambiental sobre a preservação das Cataratas do Iguaçu.
O projeto dela consiste em divulgar as ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente praticadas pelo Parque Nacional do Iguaçu. “Por se tratar do ano do eco turismo no Mis Earth busquei uma região turística, próxima de minha cidade, que é Cascavel no Paraná. Assim me veio à mente divulgar as ações que o Parque Nacional do Iguaçu realiza para garantir a preservação das cataratas, uma das sete maravilhas do mundo”, afirma.
Como parte do projeto ela tem realizado visitas e palestras, buscando informar não só crianças, mas também adultos sobre o assunto. Ela explica sobre alguns projetos realizados dentro do parque como o “Carnívoros do Iguaçu” que busca proteger a onça pintada, o “Dia da Árvore”, no qual se incentiva o plantio de mudas para compensar a emissão de CO2, entre outros.
O passeio de ônibus panorâmico, por exemplo, é realizado em um veículo que possui alta tecnologia e menos emissão de CO2. “Espero chegar no Miss Earth e mostrar ao mundo a importância de projetos ambientais como esses que garantam a preservação em parques turísticos"explica Letícia.
O Parque
Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Além de proporcionar uma visita inesquecível aos turistas, a Cataratas do Iguaçu S.A. preocupa-se em desenvolver ações de preservação da natureza, afinal está localizada dentro de uma das maiores unidades de conservação e proteção da Mata Atlântica no Brasil – o Parque Nacional do Iguaçu.
O respeito ao meio ambiente esteve presente desde o início das obras de revitalização da unidade, com o uso de materiais de mínimo impacto ambiental e que se integram à natureza. A concessionária mantém um bosque na região do estacionamento, que todo ano recebe muda de árvores típicas, visando compensar a emissão de carbono gerada pela empresa.
O mesmo ocorre no sistema de transporte implantado no parque, que utiliza frota de ônibus que respeita a legislação e possui tecnologia avançada, menos agressiva ao ambiente.
Da mesma forma, com a implantação do sistema de transporte coletivo, foi limitado o trânsito de ônibus de turismo e de carros na unidade, reduzindo a queima de combustíveis, os ruídos e a possibilidade de atropelamento de animais.
Outras ações de preservação realizadas pela Cataratas S.A. foram a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 350 mil metros cúbicos por dia; uso de torneiras com fechamento automático, para reduzir o consumo de água; recolhimento e separação de materiais recicláveis.
A utilização de produtos biodegradáveis e reciclados; coleta diária de dejetos orgânicos; e encaminhamento de óleo e de lixo hospitalar a empresas especializadas constituem outras medidas em prol do meio ambiente.
Conscientização — A educação ambiental também é incentivada pela concessionária, por meio do repasse de informações de preservação aos funcionários, que acabam as retransmitindo aos turistas. Ainda nessa linha, a empresa isenta do pagamento de transporte os alunos, professores e pesquisadores dos 14 municípios do entorno da unidade que frequentam a Escola Parque.

Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares na semana

Miss Brasil 2017: top 15 do desfile para o juri técnico

Miss Brasil 2017: top 15 final do blog

Stephany Pim é a Miss Espírito Santo 2017

Nathália Lago é a Miss Roraima 2017

Jéssica Porto é a Miss Minas Gerais 2017

Caroline Oliveira é a Miss Bahia 2017

Emanuelle Costa é a Miss Brasil Continentes Unidos 2017

Obrigado Raissa Santana - Miss Brasil 2016!

Gabrielle Vilela é a Miss Brasil Mundo 2017