Pular para o conteúdo principal

Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014 - divulga projeto ambiental em Curitiba-PR

Fonte: site oficial do Miss Terra Brasil

Faltam poucos dias para o maior concurso ligado à causa ambiental do mundo, o Miss Earth. O evento será realizado em Manila, nas Filipinas. A chegada das candidatas ao país sede está prevista para 06 de novembro, com a final no dia 29. Letícia Silva é a representante do Brasil, indicada pela Look Top Beauty que é a detentora da franquia nacionalmente. Enquanto se prepara, Letícia cumpre uma agenda de visitas para divulgação do seu projeto ambiental sobre a preservação das Cataratas do Iguaçu.
O projeto dela consiste em divulgar as ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente praticadas pelo Parque Nacional do Iguaçu. “Por se tratar do ano do eco turismo no Mis Earth busquei uma região turística, próxima de minha cidade, que é Cascavel no Paraná. Assim me veio à mente divulgar as ações que o Parque Nacional do Iguaçu realiza para garantir a preservação das cataratas, uma das sete maravilhas do mundo”, afirma.
Como parte do projeto ela tem realizado visitas e palestras, buscando informar não só crianças, mas também adultos sobre o assunto. Ela explica sobre alguns projetos realizados dentro do parque como o “Carnívoros do Iguaçu” que busca proteger a onça pintada, o “Dia da Árvore”, no qual se incentiva o plantio de mudas para compensar a emissão de CO2, entre outros.
O passeio de ônibus panorâmico, por exemplo, é realizado em um veículo que possui alta tecnologia e menos emissão de CO2. “Espero chegar no Miss Earth e mostrar ao mundo a importância de projetos ambientais como esses que garantam a preservação em parques turísticos"explica Letícia.
O Parque
Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Além de proporcionar uma visita inesquecível aos turistas, a Cataratas do Iguaçu S.A. preocupa-se em desenvolver ações de preservação da natureza, afinal está localizada dentro de uma das maiores unidades de conservação e proteção da Mata Atlântica no Brasil – o Parque Nacional do Iguaçu.
O respeito ao meio ambiente esteve presente desde o início das obras de revitalização da unidade, com o uso de materiais de mínimo impacto ambiental e que se integram à natureza. A concessionária mantém um bosque na região do estacionamento, que todo ano recebe muda de árvores típicas, visando compensar a emissão de carbono gerada pela empresa.
O mesmo ocorre no sistema de transporte implantado no parque, que utiliza frota de ônibus que respeita a legislação e possui tecnologia avançada, menos agressiva ao ambiente.
Da mesma forma, com a implantação do sistema de transporte coletivo, foi limitado o trânsito de ônibus de turismo e de carros na unidade, reduzindo a queima de combustíveis, os ruídos e a possibilidade de atropelamento de animais.
Outras ações de preservação realizadas pela Cataratas S.A. foram a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 350 mil metros cúbicos por dia; uso de torneiras com fechamento automático, para reduzir o consumo de água; recolhimento e separação de materiais recicláveis.
A utilização de produtos biodegradáveis e reciclados; coleta diária de dejetos orgânicos; e encaminhamento de óleo e de lixo hospitalar a empresas especializadas constituem outras medidas em prol do meio ambiente.
Conscientização — A educação ambiental também é incentivada pela concessionária, por meio do repasse de informações de preservação aos funcionários, que acabam as retransmitindo aos turistas. Ainda nessa linha, a empresa isenta do pagamento de transporte os alunos, professores e pesquisadores dos 14 municípios do entorno da unidade que frequentam a Escola Parque.

Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014


Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - rumo ao Miss Universo 2018

Na manhã de ontem a amazonense Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - embarcou no aeroporto internacional de São Paulo rumo a Bangkok - Tailândia para participar do Miss Universo 2018. Mayra Dias no aeroporto em SP Com escola em Dubai - Emirados Árabes, a bela chegou em seu destino final a algumas horas e deve se apresentar oficialmente para a organização do concurso no próximo dia 1º de dezembro. Em Bangkok - Tailândia Boa sorte para nossa miss, que ela brilhe no concurso e nos traga o tão aguardado 3º título de Miss Universo para o Brasil.

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.