Melissa Gurgel - Miss Brasil 2014 - apoia a campanha "Junho Vermelho"

Fonte: site do Miss Brasil

Melissa Gurgel, Miss Brasil 2014, esteve nessa segunda-feira, dia 1º, no lançamento da campanha "Junho Vermelho", em apoio ao movimento "Eu dou Sangue pelo Brasil", realizado na Sala São Paulo.

Durante todo o mês de junho, período em que as doações de sangue diminuem em até 30%, vários pontos da capital paulista serão iluminados de vermelho à noite para chamar a atenção para a ação.

Ao Portal da Band, a modelo cearense falou sobre importância de apoiar esse tipo de iniciativa. "Grandes personalidades estão engajadas nessa causa e eu defendo 100 vezes mais a conscientização de doação de sangue. É importante ajudar o próximo e lembrar que poderia ser um dos nossos parentes", declarou. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% dos brasileiros são doadores de sangue, número que deveria ficar entre 5% e 6% para suprir as necessidades.

Como doar

Os interessados em doar sangue devem comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo Estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo "O negativo" é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.

Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.

A relação de pontos de coleta do Estado e outras informações sobre o assunto estão disponíveis no site da Secretaria da Saúde.

Monumentos iluminados de vermelho no "Junho Vermelho"

· Sede da Secretaria de Estado da Saúde
· Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
· Sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
· Sala São Paulo
· Memorial da América Latina
· Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
· Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
· Fonte do Parque do Ibirapuera
· Monumento às Bandeiras ("empurra-empurra")
· Viaduto do Chá
· Biblioteca Municipal Mario de Andrade
· Ponte das Bandeiras
· Estátua do Borba Gato
· Câmara Municipal de São Paulo

Fonte: Secretaria da Saúde


Melissa Gurgel - MB 2014

Comentários