Missosology afirma: é o declínio do Miss Terra!

O site Missosology publicou um interessante artigo sobre o concurso Miss Terra.
Insatisfeito com o resultado da edição de 2015, o site não poupa críticas à coordenação do concurso e aos seus detratores.
Gostei muito e estou compartilhando com vocês.

Opinião :: O declínio do Miss Terra

Quando a Miss Filipinas, Angelia Ong, foi anunciada como a nova Miss Terra, era como se a sentença de morte do concurso fora anunciada. Ao que parece, a organização do Miss Terra é completamente alheia as acusações anteriores de que um de seus principais chefões supostamente tentou vender o título, e também completamente indiferente ao que está sendo considerado uma farsa existente para coroar somente filipinas, e também sobre o fato de que está perdendo credibilidade no cenário mundial.

Custa US $ 2,000 para uma organização nacional enviar uma representante ao Miss Terra, e as candidatas devem esperar nada além de um competição justa. Receber transporte e alimentação adequados. As alegações sobre a comida medíocre nos primeiros dias do concurso não eram sem fundamento. Assim, muitos diretores nacionais atestaram que, enquanto o café da manhã era bom, almoço e jantar eram patéticos. Estranhamente, porém, alguns diretores nacionais discordaram. O que sabíamos é que somente quando a questão veio a publico é que o Miss Terra começou a fornecer almoços e jantares adequados. Isso é algo que não pode acontecer em um grande concurso de beleza internacional.
Claro, a produção e o palco foram melhores. Os resultados, contudo, não podem ser descritos como escandalosos, pois foram além disso. Como pode Panamá e Tailândia terem acumulando tantas medalhas de ouro nas eliminatórias e não serem semifinalistas? Como poderia Áustria e Guam ser uma das semifinalistas? E um back-to-back? O Miss Terra viu como o Miss Universo foi surrado até a morte, em 2009, por dar a Venezuela sua vitória back-to-back?

O que aconteceu ontem à noite foi uma um prato cheio para os detratores do Miss Terra. Essas pessoas não se importam que a organização tem patrocinado defensores ecológicos de todo o mundo. Eles não se importam que o Miss Terra é o único concurso do Big4 que tem relações estreitas com a ONU. Eles não dão a mínima que o Miss Terra tenha mais fãs e popularidade que os concursos históricos que tanto defendem. O que eles se preocupam são com suas opiniões negativas sobre Miss Terra, e o concurso não faz nada, e ainda alimenta suas críticas.

O Miss Terra deveria ter tido outro resultado, com uma vencedora que não desse margem à teorias da conspiração. Isso, obviamente, deve excluir a Miss Rússia, a Miss Áustria e a Miss Filipinas. Por que o Miss Terra não coroou uma vencedora que resgatasse seu prestígio, como a Miss Panamá ou a Miss Colômbia? Ou mesmo a Miss Tailândia? O Miss Terra não pode se dar ao luxo de ter uma coroa back-to-back para Filipinas simplesmente porque seus críticos já o denominam como um concurso que está inclinado para Filipinas (made in Filipinas para rainhas da beleza das Filipinas).

É de admirar que tantas organizações nacionais estão questionando cada vez mais a ideia de enviar uma candidata ao Miss Terra (a Suécia foi um país que questionou abertamente em sua conta do Facebook). No mundo onde a beleza é tão superficial quanto uma vala, o fato de uma mulher fisicamente bonita não ser semifinalista será publicamente questionado. Tudo o que é argumentado não importa. Também não importa que a vencedora irá viajar ao redor do mundo para promover a consciência ambiental. Basta escolher uma bela para fazer todos felizes.


Então, qual é o futuro da Miss Terra? Será que vai manter o seu estatuto de Big4? Que continuará a ser visto. O status de Big4 de um concurso é determinado por muitos fatores. Em alguns casos, um concurso de Big4 surge com resultados ruim. Acontece no Miss Mundo, no Miss Universo e no Miss Internacional. E sim, o Miss Terra 2015 teve um resultado ruim. O concurso deve melhorar e redimir-se no próximo ano e nos anos seguintes. Ele deve atender aos gostos de seu público, caso contrário ele irá simplesmente cair no esquecimento como já aconteceu com outros concursos no passado. No momento o status do Miss Terra é negativo.

Finalistas do Miss Terra 2015



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Obrigado Kamilla Salgado!

Renata Fan, Miss Brasil 1999, faz 34 anos e recebe homenagem

Há 50 anos Ieda Maria Vargas era coroada Miss Universo 1963

Sabrina de Paiva - Miss São Paulo 2016 - participa de encontro com mulheres negras ativistas

Bruna Zanardo perde o título de Miss Terra Fogo 2016

Caroline Oliveira é a Miss Bahia 2017

Miss São Paulo 2017: polêmica sobre o resultado

Cristina Alves é a Miss Brasil Beleza Internacional 2013

Um Sonho de Miss: Adriana Alves de Oliveira