Karen Porfiro é a Miss São Paulo 2017

A representante da cidade de São Paulo, Karen Porfiro, venceu o Miss São Paulo 2017.
O concurso foi realizado na noite de ontem no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital, e contou com a participação de 20 candidatas.
Natural da cidade mineira de Timóteo, Karen Porfiro já tem em sua trajetória como miss o título de Miss Minas Gerais 2014.
A representante da capital não estava entre as minhas favoritas, mas sua estrela brilhou na noite de ontem. Como eu sempre afirmo: concurso se ganha na noite final.
As redes sociais estão fervilhando, com opiniões diversificadas, mas infelizmente com argumentos em que o racismo surge de forma velada, pois muitos consideram que a eleição consecutiva de duas negras é uma armação para chamar a atenção para o concurso. Porém, num passado recente tivemos misses eleitas com o mesmo biotipo em anos consecutivos, mas como não eram negras não se falou em armação.
Há também pessoas contestando o fato de Karen Porfiro não ser paulista de nascimento. Eu, como paulista de nascimento, não vejo problema em ter uma miss natural de outro estado representando São Paulo. Se o regulamento permite, qual o problema?
Outro argumento dos "inconformados" com o resultado do concurso é que a eleita estaria "fora de forma". Francamente, acho esse tipo de argumento depois do que vimos no Miss Universo 2016 sem sentido, pois ficou evidente que um corpo considerado "perfeito" (não sei quais características ele teria) não é fator de classificação no concurso. Penso que se a Miss São Paulo 2017 tiver o desejo de mudar algo em seu corpo que ela o faça, mas sem tornar isso uma obrigação.
Os concursos de beleza estão passando por uma transição necessária para que continuem existindo, pois eles têm mais detratores do que admiradores, que usam suas redes sociais e canais de vídeo para questionarem sua relevância, ou mesmo para detoná-los chamando-os de "cafonas, anti-feministas, anacrônicos e racistas".
Eu, como um apaixonado pelos concursos de miss, tento não deixar que esse sentimento  me aprisione no passado e apesar de ainda estar absorvendo as mudanças, continuarei a acompanhar, divulgar e torcer pelas nossas misses.

Karen Porfiro - Miss SP 2017






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Obrigado Kamilla Salgado!

Renata Fan, Miss Brasil 1999, faz 34 anos e recebe homenagem

Há 50 anos Ieda Maria Vargas era coroada Miss Universo 1963

Sabrina de Paiva - Miss São Paulo 2016 - participa de encontro com mulheres negras ativistas

Bruna Zanardo perde o título de Miss Terra Fogo 2016

Caroline Oliveira é a Miss Bahia 2017

Miss São Paulo 2017: polêmica sobre o resultado

Cristina Alves é a Miss Brasil Beleza Internacional 2013

Um Sonho de Miss: Adriana Alves de Oliveira