Pular para o conteúdo principal

Resenha: Miss São Paulo 2017

Na noite do último sábado foi realizada a final do concurso Miss São Paulo 2017, que teve a representante da capital - Karen Porfírio - como vencedora.
O concurso teve uma clara inspiração na última edição do Miss Universo em várias de suas etapas e nessa resenha vou expor minhas impressões.

Abertura:
A entrada das misses pela platéia e segurando placas com palavras e frases sobre o empoderamento feminino animou os presentes, que já demostravam sua torcida na apresentação individual. O figurino deixou a desejar, mas foi um bom início.

Anúncio do top 12:
Nesse primeiro top as misses usavam maiô e uma saia transparente, algo desnecessário nesse momento, pois nele tivemos um rápida conversa das misses com o apresentador Cássio Reis sobre um fato pessoal. Entendo que em seguida iria acontecer o desfile, mas teria sido melhor manter o primeiro figurino.
Algumas exclusões como as misses Itapetininga, Jaboticabal e Jacareí me surpreenderam e ali ficou claro que era só início de um concurso que iria gerar muita polêmica.

Desfile de maiô:
Etapa desnecessária, pois teríamos o desfile de biquíni em seguida. A participação do cantor Christopher Clark foi constrangedora, para dizer o mínimo. Por favor excluam essa etapa no Miss Brasil 2017.

Anúncio do top 8:
No anúncio do top 8 as misses trajavam biquíni e tivemos intercalados ao anúncio a exibição de um vídeo individual. Eu gostei dessa etapa, pois ela foi menos dramática que a do ano passado. A surpresa foi a exclusão da miss Ribeirão Preto, uma das favoritas dos fãs do concurso. Nessa etapa comecei a simpatizar com a miss Tatuí, que demonstrou muita simpatia e carisma.

Desfile de biquíni:
Nessa etapa tivemos a apresentação da cantora Iza e podemos notar que a preocupação em ter um corpo tonificado e definido é coisa do passado (influência do Miss Universo 2016?) para as misses e o concurso. Não gostei da coreografia, pois ficar apontando o dedo indicador para as pessoas é deselegante.

Desfile em traje de noite:
O desfile mais esperado em todos os concursos de miss é a do traje de noite e este ano a expectativa era grande, pois teríamos um novo estilista responsável.
Eu gostei de alguns vestidos, mas esperava mais cor e leveza neles. Foi uma mudança positiva, mas acredito que no Miss Brasil 2017 cada miss deveria levar o seu, pois teríamos variedade de modelos e cores.
Achei a presença das misses não classificadas desnecessária e aquelas motos fora de contexto.

Anúncio do top 5:
Para mim foi uma surpresa (negativa) ver a miss Jales no top 5, mas para compensar a miss Tatuí avançou e fiquei feliz, mesmo com alguns exageros na postura. Nesse momento a torcida da platéia para a representante da capital já ficava evidente.

Perguntas finais:
Seguindo o modelo do Miss Universo, as finalistas responderam à questões sobre temas atuais ligados ao empoderamento feminino. Eu gostei das respostas, mas ainda temos muito o que melhorar nesse quesito até o Miss Universo 2017.

Desfile final:
O que foi aquilo? O momento que era para ser decisivo para os jurados beirou a vulgaridade. Podem me chamar de conservador, mas nesse desfile postura e elegância são primordiais. Foi a pior parte do concurso!

Top 3 e anúncio da vencedora:
Não entendi o avanço da miss Jales ao top 3, pois a miss Tatuí estava encantadora. Assumo que estava torcendo pela miss Laranjal Paulista, mas não posso negar que a representante da capital foi bem em todas as etapas.

Cenário e iluminação:
Eu gostei dos telões e da iluminação, mas o cenário do desfile em traje de noite foi ruim.

Jurados:
Este ano não tivemos jurados com expressão de desprezo para o concurso e todos pareciam estar curtindo estar ali.

Apresentador:
Cássio Reis mostrou que pode apresentar o concurso sozinho, pois tem elegância, carisma e não faz piadas sexistas com as misses.

Misses São Paulo:
Foi muito legal ver as misses São Paulo 2012, 2013, 2014 e 2015 como convidadas na apresentação e todas foram muito bem, já que não são apresentadoras. Destaco a beleza deslumbrante de Fernanda Leme (2014).

Miss Brasil 2016:
Raissa Santana esteve bem, linda como sempre, mas continua um pouco insegura quando tem um microfone à sua frente.

Miss São Paulo 2016:
Uma pena Sabrina de Paiva não ter tido a oportunidade de falar, pois tenho certeza que ela tem importantes considerações a fazer sobre a importância de sua conquista. Uma falha imperdoável da produção.

Trilha sonora e atrações musicais:
Eu gostei da trilha sonora e das apresentações da cantora Isa, mas como eu falei acima a apresentação do cantor Christopher Clark foi dispensável.

Considerações finais:
O concurso, na minha opinião foi bom e mostrou que a organização nacional está em sintonia com o Miss Universo, mas alguns exageros devem ser eliminados para o Miss Brasil 2017 (dancinha no desfile final nunca mais, por favor!). É nítido o esforço da organização nacional em produzir um belo e atrativo espetáculo televisivo, mas faltou equilíbrio entre a essência de um concurso de miss (beleza e elegância) e a exemplificação de novos comportamentos femininos.
Apesar da platéia e das misses (aparentemente) terem gostado do resultado final, acredito que teremos um efeito Priscila Machado (Miss Brasil 2011) caso Karen Porfírio venha a vencer o Miss Brasil 2017 (acredito ela que tenha condições pra isso), pois a quantidade de insatisfeitos com sua eleição é bem maior que os satisfeitos.
A polêmica sobre o resultado parece, por enquanto, resolvida, mas acredito que há algo nebuloso nessa história.
Torço para que no Miss Brasil 2017 tenhamos um espetáculo onde o empoderamento feminino seja enfatizado, mas que exista um diálogo com a beleza e a elegância que são dois elementos básicos de um concurso de miss.

Abertura

Chamada do top 12

Desfile de maiô

Top 8

Top 3


Desfile da Miss SP 2017 - Karen Porfiro

Resultado final*

PosiçãoMunicípio e Candidata
Vencedora
2º. Lugar
3º. Lugar
  • Jales - Iamonike Helena
Finalistas
(TOP 08)
Semifinalistas
(TOP 12)
Semifinalistas
  • Jaú - Luísa Caleffi

ColocaçãoCandidata
Miss Be Emotion 1
Miss Voto Popular
Desafio Customização


*Wikipédia


Comentários

  1. Oi Nelson, tudo bem? Sua resenha sobre o Miss São Paulo está magnífica, adorei ler. Não pude deixar de rir quando você colocou que ficar apontando o dedo indicador para as pessoas é deselegante. Minha mãe sempre falava que é falta de educação. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Belezas do Nordeste

A região Nordeste em 2013 deve fazer bonito no MISS BRASIL 2013. Em minha opinião é a região com o melhor grupo de candidatas. Os concursos estaduais se mostraram bem melhor produzidos e organizados, consequentemente o nível das candidatas também melhorou muito. As misses que para mim são o destaque da região são dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A última vez que uma representante da região nordeste venceu o concurso foi em 2009, com a bela Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte. Desejo boa sorte para todas as representantes da região Nordeste no MISS BRASIL 2013. Ingrid Gonçalves - Miss Maranhão  Nathália Araújo - Miss Piauí 2013 Helena Rios - Miss Pernambuco Lisianny Bispo - Miss Sergipe Cristina Alves - Miss Rio Grande do Norte Patricia dos Anjos - Miss Paraíba Nicole Verçosa - Miss Alagoas Priscila Cidreira - Miss Bahia Mariana Vasconcelos - Miss Ceará Mapa da

Paula Palhares é a Miss São Paulo 2018

O estado de São Paulo elegeu na noite de ontem a sua representante para o Miss Brasil 2018. A representante do município de Sumaré - Paula Palhares venceu outras 18 candidatas no concurso que teve formato de reality show e teve sua final ao vivo pela Band direto da Casa Petra, na capital. É  o primeiro título da cidade de Sumaré na história do certame. Em breve farei a resenha do concurso que é uma prévia do que pode acontecer no certame nacional. Boa sorte para ela no Miss Brasil 2018! Resultado completo* Posição Município e candidata Miss São Paulo 2018 Sumaré - Paula Palhares 2º. Lugar Guariba - Letícia Lopes 3º. Lugar Santos - Natália Viviani Oliveira (TOP 05) Finalistas Itararé - Stephanie Pavani Promissão - Isabella Domingues (TOP 09) Semifinalistas Hortolândia - Aiane Freitas Ilhabela - Thainá Cordeiro Marília - Franciele Marconato São Bernardo - Amanda Malaquias (TOP 15) Semifinalistas Ara

Patricia Garcia é a Miss Paraná 2017

A representante do município de Cambé - Patricia Garcia - é a Miss Paraná 2017. O concurso teve sua final ontem no Teatro Marista em Maringá e contou com a participação de 29 candidatas. O evento contou com a presença de Raissa Santana - Miss Paraná e Miss Brasil 2016. Boa sorte para a bela Patricia Garcia no Miss Brasil 2017! Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Raissa Santana - Miss Brasil 2016 e Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Resultado final*: Vencedora Cambé  - Patricia Garcia 2º. Lugar Cascavel  - Nicole Fávero 3º. Lugar Capanema  - Thais Jaguelski 4º. Lugar Maringá  - Bruna Nogueira 5º. Lugar Realeza  - Thaís Zucchi (TOP 08) Semifinalistas Curitiba  - Letícia Costa Piraquara  - Agta Raniele Toledo  - Geiciane Gonçalves (TOP 16) Semifinalistas Almirante Tamandaré  - Jéssica Piekas Apucarana  - Millene Midori Francisco Beltrão  - Amanda Albanez Londrina  - Camila Santos Medianeira  - Fernanda Scalabrin Pinhais  

Monalysa Alcântara - Miss Brasil 2017 - concorre ao Timeless Beauty 2017

A tradicional competição Timeless Beauty do site Missosology tem a Miss Brasil 2017 - Monalysa Alcântara como uma das 25 candidatas. Para votar na Miss Brasil siga as seguintes instruções: 1. "Curta" a página no Facebook do Missosology. https://web.facebook.com/missosology/ 2. "Curta" a foto da Miss Brasil no álbum Timeless Beauty 2017 3."Compartilhe" a foto da Miss Brasil com a Hashtag #MissosologyTimelessBeauty. Você também pode votar nas contas do Instagram e Twitter do Missosology. https://www.instagram.com/real_missosology/ https://twitter.com/missosology A votação se encerra na sexta-feira, 26 de janeiro, às 23:59 (hora das Filipinas). Os votos on-line serão acrescentados aos votos dos juízes e no dia 27 será divulgado o top 10.