Pular para o conteúdo principal

Resenha: Miss São Paulo 2017

Na noite do último sábado foi realizada a final do concurso Miss São Paulo 2017, que teve a representante da capital - Karen Porfírio - como vencedora.
O concurso teve uma clara inspiração na última edição do Miss Universo em várias de suas etapas e nessa resenha vou expor minhas impressões.

Abertura:
A entrada das misses pela platéia e segurando placas com palavras e frases sobre o empoderamento feminino animou os presentes, que já demostravam sua torcida na apresentação individual. O figurino deixou a desejar, mas foi um bom início.

Anúncio do top 12:
Nesse primeiro top as misses usavam maiô e uma saia transparente, algo desnecessário nesse momento, pois nele tivemos um rápida conversa das misses com o apresentador Cássio Reis sobre um fato pessoal. Entendo que em seguida iria acontecer o desfile, mas teria sido melhor manter o primeiro figurino.
Algumas exclusões como as misses Itapetininga, Jaboticabal e Jacareí me surpreenderam e ali ficou claro que era só início de um concurso que iria gerar muita polêmica.

Desfile de maiô:
Etapa desnecessária, pois teríamos o desfile de biquíni em seguida. A participação do cantor Christopher Clark foi constrangedora, para dizer o mínimo. Por favor excluam essa etapa no Miss Brasil 2017.

Anúncio do top 8:
No anúncio do top 8 as misses trajavam biquíni e tivemos intercalados ao anúncio a exibição de um vídeo individual. Eu gostei dessa etapa, pois ela foi menos dramática que a do ano passado. A surpresa foi a exclusão da miss Ribeirão Preto, uma das favoritas dos fãs do concurso. Nessa etapa comecei a simpatizar com a miss Tatuí, que demonstrou muita simpatia e carisma.

Desfile de biquíni:
Nessa etapa tivemos a apresentação da cantora Iza e podemos notar que a preocupação em ter um corpo tonificado e definido é coisa do passado (influência do Miss Universo 2016?) para as misses e o concurso. Não gostei da coreografia, pois ficar apontando o dedo indicador para as pessoas é deselegante.

Desfile em traje de noite:
O desfile mais esperado em todos os concursos de miss é a do traje de noite e este ano a expectativa era grande, pois teríamos um novo estilista responsável.
Eu gostei de alguns vestidos, mas esperava mais cor e leveza neles. Foi uma mudança positiva, mas acredito que no Miss Brasil 2017 cada miss deveria levar o seu, pois teríamos variedade de modelos e cores.
Achei a presença das misses não classificadas desnecessária e aquelas motos fora de contexto.

Anúncio do top 5:
Para mim foi uma surpresa (negativa) ver a miss Jales no top 5, mas para compensar a miss Tatuí avançou e fiquei feliz, mesmo com alguns exageros na postura. Nesse momento a torcida da platéia para a representante da capital já ficava evidente.

Perguntas finais:
Seguindo o modelo do Miss Universo, as finalistas responderam à questões sobre temas atuais ligados ao empoderamento feminino. Eu gostei das respostas, mas ainda temos muito o que melhorar nesse quesito até o Miss Universo 2017.

Desfile final:
O que foi aquilo? O momento que era para ser decisivo para os jurados beirou a vulgaridade. Podem me chamar de conservador, mas nesse desfile postura e elegância são primordiais. Foi a pior parte do concurso!

Top 3 e anúncio da vencedora:
Não entendi o avanço da miss Jales ao top 3, pois a miss Tatuí estava encantadora. Assumo que estava torcendo pela miss Laranjal Paulista, mas não posso negar que a representante da capital foi bem em todas as etapas.

Cenário e iluminação:
Eu gostei dos telões e da iluminação, mas o cenário do desfile em traje de noite foi ruim.

Jurados:
Este ano não tivemos jurados com expressão de desprezo para o concurso e todos pareciam estar curtindo estar ali.

Apresentador:
Cássio Reis mostrou que pode apresentar o concurso sozinho, pois tem elegância, carisma e não faz piadas sexistas com as misses.

Misses São Paulo:
Foi muito legal ver as misses São Paulo 2012, 2013, 2014 e 2015 como convidadas na apresentação e todas foram muito bem, já que não são apresentadoras. Destaco a beleza deslumbrante de Fernanda Leme (2014).

Miss Brasil 2016:
Raissa Santana esteve bem, linda como sempre, mas continua um pouco insegura quando tem um microfone à sua frente.

Miss São Paulo 2016:
Uma pena Sabrina de Paiva não ter tido a oportunidade de falar, pois tenho certeza que ela tem importantes considerações a fazer sobre a importância de sua conquista. Uma falha imperdoável da produção.

Trilha sonora e atrações musicais:
Eu gostei da trilha sonora e das apresentações da cantora Isa, mas como eu falei acima a apresentação do cantor Christopher Clark foi dispensável.

Considerações finais:
O concurso, na minha opinião foi bom e mostrou que a organização nacional está em sintonia com o Miss Universo, mas alguns exageros devem ser eliminados para o Miss Brasil 2017 (dancinha no desfile final nunca mais, por favor!). É nítido o esforço da organização nacional em produzir um belo e atrativo espetáculo televisivo, mas faltou equilíbrio entre a essência de um concurso de miss (beleza e elegância) e a exemplificação de novos comportamentos femininos.
Apesar da platéia e das misses (aparentemente) terem gostado do resultado final, acredito que teremos um efeito Priscila Machado (Miss Brasil 2011) caso Karen Porfírio venha a vencer o Miss Brasil 2017 (acredito ela que tenha condições pra isso), pois a quantidade de insatisfeitos com sua eleição é bem maior que os satisfeitos.
A polêmica sobre o resultado parece, por enquanto, resolvida, mas acredito que há algo nebuloso nessa história.
Torço para que no Miss Brasil 2017 tenhamos um espetáculo onde o empoderamento feminino seja enfatizado, mas que exista um diálogo com a beleza e a elegância que são dois elementos básicos de um concurso de miss.

Abertura

Chamada do top 12

Desfile de maiô

Top 8

Top 3


Desfile da Miss SP 2017 - Karen Porfiro

Resultado final*

PosiçãoMunicípio e Candidata
Vencedora
2º. Lugar
3º. Lugar
  • Jales - Iamonike Helena
Finalistas
(TOP 08)
Semifinalistas
(TOP 12)
Semifinalistas
  • Jaú - Luísa Caleffi

ColocaçãoCandidata
Miss Be Emotion 1
Miss Voto Popular
Desafio Customização


*Wikipédia


Comentários

  1. Oi Nelson, tudo bem? Sua resenha sobre o Miss São Paulo está magnífica, adorei ler. Não pude deixar de rir quando você colocou que ficar apontando o dedo indicador para as pessoas é deselegante. Minha mãe sempre falava que é falta de educação. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - rumo ao Miss Universo 2018

Na manhã de ontem a amazonense Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - embarcou no aeroporto internacional de São Paulo rumo a Bangkok - Tailândia para participar do Miss Universo 2018. Mayra Dias no aeroporto em SP Com escola em Dubai - Emirados Árabes, a bela chegou em seu destino final a algumas horas e deve se apresentar oficialmente para a organização do concurso no próximo dia 1º de dezembro. Em Bangkok - Tailândia Boa sorte para nossa miss, que ela brilhe no concurso e nos traga o tão aguardado 3º título de Miss Universo para o Brasil.

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.