Pular para o conteúdo principal

Ferocidade ou doçura? Nenhuma delas caracterizará a próxima Miss Universo segundo o Missosology

No mês de abril, o site Missosology publicou o artigo abaixo sobre o que esperar da próxima Miss Universo.
Eu achei o conteúdo bem interessante e estou compartilhando com vocês. O texto original está disponível no link (no final do post).

"Entre 2004 e 2009 acreditávamos que ser feroz era a característica principal de uma miss para se vencer o Miss Universo. Não havia nenhuma prova consistente sobre isso, mas os missólogos alardeavam essa ideia constantemente. Como Riyo Mori (2007) e Zuleyka Rivera (2006) tomaram a passarela do Miss Universo com tal característica e venceram, ninguém podia realmente questionar que ser feroz foi a chave da vitória de ambas.
A nova ordem das coisas veio em 2010 com Ximena Navarrete, que surpreendeu a todos com sua doçura e comportamento recatado. Na verdade, Ximena representando o México foi uma grande surpresa, porque estávamos acostumados com a ferocidade mexicana, típica das rainhas latino-americanas, onde todas pareciam ter saído de uma das telenovelas dramáticas do México.
De qualquer forma, depois de Ximena, misses mais doces se tornaram Miss Universo - Leila Lopes em 2011 e Olivia Culpo em 2012. Mas poucos sabiam que em 2012 o Miss Universo se encontrava numa encruzilhada.
 A foto da Miss Filipinas 2012 - Janine Tugonon e da Miss Venezuela 2012 - Irene Esser em destaque é uma maneira perfeita de entender o que aconteceu com o concurso.
Janine representava aquela beleza majestosa que não era tão feroz nem tão doce, mas simplesmente confiante. Irene representava uma beleza feroz que estava cheia de energia e carisma. Nenhuma delas, obviamente, ganhou o título porque em 2012 a era das belezas doces estava vigente e foi Olivia que teve essa atitude doce.
As  vencedoras dos anos seguintes, Gabriela Isler (2013), Paulina Vega (2014) e Pia Wurtzbach (2015), podem ser categorizadas como misses de características semelhantes às de Janine. Para ficar claro, ser majestosa é ser digna, altiva e serena (nas atitudes e na aparência). Para conectar isso ao mundo da missologia, significa que elas foram serenas e seguras durante o desfile de maiô e trouxeram a atenção para si durante a competição dos trajes de noite.
Feroz, doce ou imponente? Nenhuma dessas características foi determinante no Miss Universo 2016.
Estamos numa nova era (mais vez mais), porque ficou óbvio que no momento em que Iris Mittenaere conversou com Steve Harvey (top 13), ela começou a conquistar os corações do juri. Parece que ser verdadeira e despretensiosa agora é a chave da vitória. Agora é preciso mostrar quem você é.
Claro, conquistar a coroa de Miss Universo é um processo complexo. Todos esses rótulos - feroz, doce, majestosa, verdadeira - são todas tentativas de simplificar demais as complexidades. Ainda assim, esses rótulos ficam na mente dos analistas e dos fãs.
Também é difícil argumentar contra esses rótulos porque esses padrões existiram e são inegáveis. Se a próxima Universo Miss será tão verdadeira e despretensiosa como Iris, então definitivamente, esse é o caminho!
Caso contrário, todos iremos tentar encontrar outro "rótulo" adequado e depois falar sobre ele por pelo menos um ano."

Janine Tugonon (esq.) e Irene Esser (dir.) no MU 2012

http://missosology.org/miss-universe/featured-article-miss-universe/41181-fierce-sweet-neither-traits-will-make-next-miss-universe/

Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - rumo ao Miss Universo 2018

Na manhã de ontem a amazonense Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - embarcou no aeroporto internacional de São Paulo rumo a Bangkok - Tailândia para participar do Miss Universo 2018. Mayra Dias no aeroporto em SP Com escola em Dubai - Emirados Árabes, a bela chegou em seu destino final a algumas horas e deve se apresentar oficialmente para a organização do concurso no próximo dia 1º de dezembro. Em Bangkok - Tailândia Boa sorte para nossa miss, que ela brilhe no concurso e nos traga o tão aguardado 3º título de Miss Universo para o Brasil.

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.