Pular para o conteúdo principal

Ferocidade ou doçura? Nenhuma delas caracterizará a próxima Miss Universo segundo o Missosology

No mês de abril, o site Missosology publicou o artigo abaixo sobre o que esperar da próxima Miss Universo.
Eu achei o conteúdo bem interessante e estou compartilhando com vocês. O texto original está disponível no link (no final do post).

"Entre 2004 e 2009 acreditávamos que ser feroz era a característica principal de uma miss para se vencer o Miss Universo. Não havia nenhuma prova consistente sobre isso, mas os missólogos alardeavam essa ideia constantemente. Como Riyo Mori (2007) e Zuleyka Rivera (2006) tomaram a passarela do Miss Universo com tal característica e venceram, ninguém podia realmente questionar que ser feroz foi a chave da vitória de ambas.
A nova ordem das coisas veio em 2010 com Ximena Navarrete, que surpreendeu a todos com sua doçura e comportamento recatado. Na verdade, Ximena representando o México foi uma grande surpresa, porque estávamos acostumados com a ferocidade mexicana, típica das rainhas latino-americanas, onde todas pareciam ter saído de uma das telenovelas dramáticas do México.
De qualquer forma, depois de Ximena, misses mais doces se tornaram Miss Universo - Leila Lopes em 2011 e Olivia Culpo em 2012. Mas poucos sabiam que em 2012 o Miss Universo se encontrava numa encruzilhada.
 A foto da Miss Filipinas 2012 - Janine Tugonon e da Miss Venezuela 2012 - Irene Esser em destaque é uma maneira perfeita de entender o que aconteceu com o concurso.
Janine representava aquela beleza majestosa que não era tão feroz nem tão doce, mas simplesmente confiante. Irene representava uma beleza feroz que estava cheia de energia e carisma. Nenhuma delas, obviamente, ganhou o título porque em 2012 a era das belezas doces estava vigente e foi Olivia que teve essa atitude doce.
As  vencedoras dos anos seguintes, Gabriela Isler (2013), Paulina Vega (2014) e Pia Wurtzbach (2015), podem ser categorizadas como misses de características semelhantes às de Janine. Para ficar claro, ser majestosa é ser digna, altiva e serena (nas atitudes e na aparência). Para conectar isso ao mundo da missologia, significa que elas foram serenas e seguras durante o desfile de maiô e trouxeram a atenção para si durante a competição dos trajes de noite.
Feroz, doce ou imponente? Nenhuma dessas características foi determinante no Miss Universo 2016.
Estamos numa nova era (mais vez mais), porque ficou óbvio que no momento em que Iris Mittenaere conversou com Steve Harvey (top 13), ela começou a conquistar os corações do juri. Parece que ser verdadeira e despretensiosa agora é a chave da vitória. Agora é preciso mostrar quem você é.
Claro, conquistar a coroa de Miss Universo é um processo complexo. Todos esses rótulos - feroz, doce, majestosa, verdadeira - são todas tentativas de simplificar demais as complexidades. Ainda assim, esses rótulos ficam na mente dos analistas e dos fãs.
Também é difícil argumentar contra esses rótulos porque esses padrões existiram e são inegáveis. Se a próxima Universo Miss será tão verdadeira e despretensiosa como Iris, então definitivamente, esse é o caminho!
Caso contrário, todos iremos tentar encontrar outro "rótulo" adequado e depois falar sobre ele por pelo menos um ano."

Janine Tugonon (esq.) e Irene Esser (dir.) no MU 2012

http://missosology.org/miss-universe/featured-article-miss-universe/41181-fierce-sweet-neither-traits-will-make-next-miss-universe/

Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Universo 2016: Hot Picks #01

O site Missosology publicou seu Hot Picks #01 para o Miss Universo 2016. No primeiro lugar foi classificada a Miss Ucrânia, seguidas das misses Colômbia e México. O concurso Miss Universo 2016 será realizado no mês de janeiro de 2017 nas Filipinas.

Minha torcida...

Minha torcida para o título de MISS SÃO PAULO 2011 é para a representante de Mairiporã, Nathália Bernardes. Ela é apontada como provável vencedora nos sites, fóruns e blogs especializados.Tem uma beleza clássica e uma elegância natural. Se for eleita MISS SÃO PAULO, já desponta como forte candidata ao título nacional. Nathália Bernardes - Miss Mairiporã 2011

Misses no Carnaval 2013

As misses Brasil, Gabriela Markus (Universo) e Mariana Notarângelo (Mundo) aproveitaram de forma diferenciada o Carnaval 2013. A gaúcha Gabriela Markus foi para Salvador-BA participar do camarote Planeta Band Othon, no circuito Barra-Ondina e a carioca Mariana Notarângelo desfilou na Escola de Samba Grande Rio. Ambas esbanjaram beleza e animação nas suas aparições. Cercada de admiradores no camarote, Gabriela disse estar encantada com a festa em Salvador e emendou: "É uma energia muito legal aqui". Gabriela Markus - Miss Brasil 2012 em Salvador-BA “Nunca havia desfilado em uma escola de samba, foi uma emoção única”, comentou com entusiasmo a Miss Brasil. “Agora é torcer para a Grande Rio ganhar o título de campeã, estou esperançosa”, garante Mariana Notarângelo.

Traje típico da Miss Mundo Brasil 2014 homenageia o frevo

Fonte: site do Miss Mundo Brasil Julia Gama, a Miss Mundo Brasil 2014, levará para Londres traje típico que homenageia o frevo, dança típica pernambucana. Além de se apresentar com o mesmo, a candidata brasileira tentará classificação para mostrar a dança para mais de 2 bilhões de pessoas no segmento Dances of the World (Danças do Mundo). “Estou ensaiando bastante para fazer bonito e mostrar para todo o planeta um pouco da cultura e das cores do nosso Nordeste e consequentemente, do nosso Brasil”, garante Julia, que é gaúcha. “Em Londres serei gaúcha, pernambucana, amazonense, goiana, fluminense, piauiense e por aí vai. Serei BRASIL, com muito orgulho”, concluiu. Julia está na China, onde se prepara para o Miss Mundo com o venezuelano Alexander Gonzales e sua equipe, na escola de beleza Alexander Vogue. O traje típico da brasileira foi criado por Antônio Gonzales e confeccionado pele estilista Flávio Soares. O Miss Mundo 2014 acontecerá em Londres, no dia 14 de dezembro. ...