Monalysa Alcântara - Miss Piauí 2017 - é a Miss Brasil 2017

A representante do estado do Piauí - Monalysa Alcântara - é a Miss Brasil 2017.
O concurso foi realizado na noite de ontem, no Teatro de Vermelhos, em Ilhabela-SP e contou com a participação de 27 candidatas, representantes de todos os estados da federação e do Distrito Federal.
Eu fiquei satisfeito com a vitória da piauiense, pois na minhas análises ela sempre obteve destaque e ficou classificada em 2º lugar no meu top 15 final.
Quem assistiu o concurso ontem com imparcialidade, notou que desde o início Monalysa estava com um brilho especial, que a destacava cada vez que desfilava, e nas entrevistas ficava evidente a auto-confiança em seu potencial. Já vi isso acontecer diversas vezes em concursos, até com candidatas não consideradas como favoritas (não foi o caso dela), e o título sempre fica com elas.
É a primeira vez que o Piauí vence o Miss Brasil desde que começou e enviar representantes em 1956. Em 61 anos de história, o estado só havia obtido classificação outras quatro vezes: 1983 (top12), 1997 (top12), 2008 (top15) e 2015 (top15).
A vitória de Monalysa Alcântara evidenciou, mais uma vez, todo o preconceito racial, social e regional existente em nossa sociedade. As agressões a ela explodiram como um barril de pólvora nos primeiros minutos após a eleição, principalmente nas redes sociais (em grupos especializados), mas também nos comentários em portais de notícias que divulgavam o resultado do concurso.
Percebi que para algumas pessoas a vitória consecutiva de duas negras no concurso é inaceitável, com alegação de "repetição de um padrão". Considero isso como falta de conhecimento sobre o concurso, pois é só pesquisar e constatar que entre os anos de 2006 e 2012 o perfil de beleza da vencedoras era o mesmo (brancas, com cabelos lisos pretos), com vitórias concentradas nas regiões Sul e Sudeste (com exceção em 2009, vencida pela miss Rio Grande do Norte).
Boa parte dessa rejeição à eleição da piauiense teve início a partir da fala de alguns jurados que exaltaram a "brasilidade" da candidata de maneira equivocada, dando munição aos que torciam por outras. 
Mas esse é um assunto que merece uma postagem a parte, que em breve publicarei, assim como a resenha do concurso.
Parabéns para Monalysa Alcântara pela vitória e para o estado do Piauí pela inédita conquista.

Monalysa Alcântara - Miss Brasil 2017

Resutado final*:

ColocaçãoEstado e candidata
Vencedora
2º. lugar
3º. lugar
Finalistas
Semifinalistas (top 10)
  • Acre Acre - Kailane Amorim

Semifinalistas (top 16)
  • Bahia Bahia - Caroline Oliveira
  • Goiás Goiás - Jeovanca Nascimento

*Wikipédia

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares na semana

Nathália Lago - Miss Roraima 2017 - vence o concurso "A Brasileira 2017"

Definidos o local e a data do Miss e Mister São Paulo CNB 2018

Tatiana Tsimfer é a Miss Continentes Unidos 2017

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

CNB anuncia representantes do Brasil em diversos concursos internacionais para 2017 e 2018

Audiência é sinônimo de qualidade?

Emily Garcia é a Miss Teen Earth International 2017

Inscrições abertas para o Miss São Paulo Latina 2018

Thainá Freitas é a Miss São Paulo Latina 2018