Pular para o conteúdo principal

Monalysa Alcântara - Miss Piauí 2017 - é a Miss Brasil 2017

A representante do estado do Piauí - Monalysa Alcântara - é a Miss Brasil 2017.
O concurso foi realizado na noite de ontem, no Teatro de Vermelhos, em Ilhabela-SP e contou com a participação de 27 candidatas, representantes de todos os estados da federação e do Distrito Federal.
Eu fiquei satisfeito com a vitória da piauiense, pois na minhas análises ela sempre obteve destaque e ficou classificada em 2º lugar no meu top 15 final.
Quem assistiu o concurso ontem com imparcialidade, notou que desde o início Monalysa estava com um brilho especial, que a destacava cada vez que desfilava, e nas entrevistas ficava evidente a auto-confiança em seu potencial. Já vi isso acontecer diversas vezes em concursos, até com candidatas não consideradas como favoritas (não foi o caso dela), e o título sempre fica com elas.
É a primeira vez que o Piauí vence o Miss Brasil desde que começou e enviar representantes em 1956. Em 61 anos de história, o estado só havia obtido classificação outras quatro vezes: 1983 (top12), 1997 (top12), 2008 (top15) e 2015 (top15).
A vitória de Monalysa Alcântara evidenciou, mais uma vez, todo o preconceito racial, social e regional existente em nossa sociedade. As agressões a ela explodiram como um barril de pólvora nos primeiros minutos após a eleição, principalmente nas redes sociais (em grupos especializados), mas também nos comentários em portais de notícias que divulgavam o resultado do concurso.
Percebi que para algumas pessoas a vitória consecutiva de duas negras no concurso é inaceitável, com alegação de "repetição de um padrão". Considero isso como falta de conhecimento sobre o concurso, pois é só pesquisar e constatar que entre os anos de 2006 e 2012 o perfil de beleza da vencedoras era o mesmo (brancas, com cabelos lisos pretos), com vitórias concentradas nas regiões Sul e Sudeste (com exceção em 2009, vencida pela miss Rio Grande do Norte).
Boa parte dessa rejeição à eleição da piauiense teve início a partir da fala de alguns jurados que exaltaram a "brasilidade" da candidata de maneira equivocada, dando munição aos que torciam por outras. 
Mas esse é um assunto que merece uma postagem a parte, que em breve publicarei, assim como a resenha do concurso.
Parabéns para Monalysa Alcântara pela vitória e para o estado do Piauí pela inédita conquista.

Monalysa Alcântara - Miss Brasil 2017

Resutado final*:

ColocaçãoEstado e candidata
Vencedora
2º. lugar
3º. lugar
Finalistas
Semifinalistas (top 10)
  • Acre Acre - Kailane Amorim

Semifinalistas (top 16)
  • Bahia Bahia - Caroline Oliveira
  • Goiás Goiás - Jeovanca Nascimento

*Wikipédia

Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2012: Hot Picks final

O site Pageant-Mania publicou seu Hot Picks final para o MISS SUPRANATIONAL 2012, que terá sua final realizada amanhã na cidade de Warsaw - Polônia. A paulista Mariane Silvestre, que representa o Brasil no concurso, foi classificada em 2º lugar.  O Belezas Paulistas deseja boa sorte para nossa representante e torce pela conquista deste inédito título para o país. PAGEANT MANIA'S MISS SUPRANATIONAL 2012 HOT PICKS 1. Thailand  - Nanthawan Wannachutha (201 pts) 2. Brazil  - Mariane Silvestre (146 pts) 3. Iceland  - Sigrún Eva Ármannsdóttir (129 pts) 4. Canada  - Katie Starke (120 pts) 5. Suriname  - Periskia Laing (114 pts) 6. Philippines  - Elaine Kay Moll (110 pts) 7. Bosnia & Herzegovina  - Ema Golijanin (103 pts) 8. Costa Rica  - Kary Ramos (101 pts) 9. South Africa  - Jessica Kahawaty (96 pts) 10. Dominican Republic  - Chantel Martínez de la Cruz (78 pts) 11. Panama  - Elissa Estrada (68 pts) 12. Cuba  - ...

Miss Universo 2013: Hot Picks #11

O portal Missosology publicou seu Hot Picks #11 para o MISS UNIVERSO 2013. O 1° lugar ficou para a Miss República Dominicana, seguida das misses Espanha e Brasil. É muito animador saber que Jakelyne Oliveira - MISS BRASIL 2013 - está sendo bem cotada pelo mais importante portal do Mundo Miss. Estou torcendo para que ela continue obtendo destaque nas edições futuras. Abraços para todos!

Fotos oficiais de Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Boa noite leitores! O site oficial do concurso MISS BRASIL publicou hoje as fotos oficiais das candidatas ao título de 2014. A linda MISS SÃO PAULO 2014, Fernanda Leme, como era de se esperar, ficou divina nas fotos. Ainda é cedo para ficar cantando vitória, mas o meu estado está com uma chance enorme de acabar com o jejum de 20 anos sem o título. Torcendo muito! Abraços! Fernanda Leme - Miss SP 2014

Equador vence o Miss Continentes Unidos 2013

A lindíssima equatoriana Carolina Aguirre venceu a primeira edição do MISS CONTINENTES UNIDOS. O concurso substitui o jovem MISS CONTINENTE AMERICANO, que foi realizado no período de 2006-2012, com a intenção de a partir desta edição receber representantes do mundo inteiro . O Brasil conquistou o título ano passado, com Camila Serakides. Injustiçada no MISS UNIVERSO 2012, pois não figurou no top 15, Carolina Aguirre é uma das mais belas representantes, na minha opinião, da história do Equador nos concursos de miss. Espero que ela ainda participe de outros concursos do Grand-Slam e que sua beleza seja reconhecida e reverenciada como deve ser. Infelizmente, a representante do Brasil, Thainara Latenik, não obteve classificação. O top 05 foi formado pelas representantes do: Equador, Chile, Bélgica, Uruguai e Panamá.  Parabéns a Carolina Aguirre e ao Equador pela conquista do título e também a brasileira pela participação.