Pular para o conteúdo principal

O engajamento social nos concursos de miss é essencial

Diariamente vejo e leio reportagens com conteúdo sobre os concursos de miss.
Infelizmente fora da mídia especializada é difícil encontrar alguma com um olhar positivo sobre o tema. A maioria é superficial, com erros de dados e fatos, que demostra a incapacidade desses programas e canais em realizar um pesquisa (quando é realizada) imparcial.

Demi-Leigh Nel-Peters - Miss Universo 2017 -  discursa na campanha Unbreakable

A última polêmica foi com a apresentadora Chris Flores, que detonou os concursos no Programa Raul Gil. Eu fiz uma postagem sobre o assuno que gerou diversos comentários indignados nas redes sociais, mas me pergunto o que realmente deve ser feito para reverter essa situação? 
Aqui no blog sempre levantei a bandeira do trabalho social que, na minha opinião, todo concurso e miss deve ter como principal função durante o reinado.
Os grandes concursos internacionais normalmente apoiam uma causa específica ou realizam projetos sociais.
O Miss Mundo com seu projeto Beleza com Propósito promove ações de amparo social pelo mundo e este ano tivemos a visita de Miss Mundo 2017 - Manushi Chhillar - no Brasil promovendo algumas ações.

Manushi Chhillar - Miss Mundo 2017 - visita entidade filantrópica no Brasil

A Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel Peters - tem participado de projetos em seu país natal, África do Sul, como a campanha "Unbreakable" que tem como objetivo educar, elevar e capacitar mulheres para lidar com situações de ameaça às suas vidas.

Miss Universo 2017 com as participantes da campanha Unbreakable

O tão criticado Miss Terra tem uma causa social sólida, que é a preservação ambiental, e realiza projetos nas Filipinas e em alguns países franqueados.

Karen Ibasco - Miss Terra 2017 em ação ambiental


A Miss International 2017 - Kevin Lilliana - tem sido convidada em seu país natal, Indonésia, para palestrar em eventos culturais.

Kevin Lilliana - Miss International 2017 -  discursa em evento sobre intercâmbio cultural 

Um concurso que vem ganhando minha admiração a cada edição é o Miss Grand International com seu lema "Para a Guerra". A organização realiza visitas a países em situação de guerra civil e também apoia entidades filantrópicas no oriente.

Maria Jose Lora - Miss Grand International 2017 visita instituição na Indonésia


No Brasil temos a organização CNB - Concurso Nacional de Beleza -  que tem um belo projeto relacionado à Hanseníase e também a Casting Misses que organiza o concurso Belezas do Brasil e que defende o empoderamento feminino.

Gabrielle Vilela (dir.) em instituição filantrópica no Brasil


Campanha do concurso Belezas do Brasil

Infelizmente essas ações não são mostradas nos programas de TV e canais no Youtube de influenciadores que adoram criticar os concursos.
Eu como fã dos concursos de miss faço minha parte aqui no blog divulgando as ações e cobrando engajamento social das nossas misses e organizações nacionais. Não basta só ficar admirando a beleza, os vestidos e a passarela das misses, o mundo miss é muito mais que isso.
Temos que reverter esse quadro, pois somos maiores em número se comparados aos detratores.
O momento é agora!

Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Universo 2016: Hot Picks #01

O site Missosology publicou seu Hot Picks #01 para o Miss Universo 2016. No primeiro lugar foi classificada a Miss Ucrânia, seguidas das misses Colômbia e México. O concurso Miss Universo 2016 será realizado no mês de janeiro de 2017 nas Filipinas.

Minha torcida...

Minha torcida para o título de MISS SÃO PAULO 2011 é para a representante de Mairiporã, Nathália Bernardes. Ela é apontada como provável vencedora nos sites, fóruns e blogs especializados.Tem uma beleza clássica e uma elegância natural. Se for eleita MISS SÃO PAULO, já desponta como forte candidata ao título nacional. Nathália Bernardes - Miss Mairiporã 2011

Misses no Carnaval 2013

As misses Brasil, Gabriela Markus (Universo) e Mariana Notarângelo (Mundo) aproveitaram de forma diferenciada o Carnaval 2013. A gaúcha Gabriela Markus foi para Salvador-BA participar do camarote Planeta Band Othon, no circuito Barra-Ondina e a carioca Mariana Notarângelo desfilou na Escola de Samba Grande Rio. Ambas esbanjaram beleza e animação nas suas aparições. Cercada de admiradores no camarote, Gabriela disse estar encantada com a festa em Salvador e emendou: "É uma energia muito legal aqui". Gabriela Markus - Miss Brasil 2012 em Salvador-BA “Nunca havia desfilado em uma escola de samba, foi uma emoção única”, comentou com entusiasmo a Miss Brasil. “Agora é torcer para a Grande Rio ganhar o título de campeã, estou esperançosa”, garante Mariana Notarângelo.

Traje típico da Miss Mundo Brasil 2014 homenageia o frevo

Fonte: site do Miss Mundo Brasil Julia Gama, a Miss Mundo Brasil 2014, levará para Londres traje típico que homenageia o frevo, dança típica pernambucana. Além de se apresentar com o mesmo, a candidata brasileira tentará classificação para mostrar a dança para mais de 2 bilhões de pessoas no segmento Dances of the World (Danças do Mundo). “Estou ensaiando bastante para fazer bonito e mostrar para todo o planeta um pouco da cultura e das cores do nosso Nordeste e consequentemente, do nosso Brasil”, garante Julia, que é gaúcha. “Em Londres serei gaúcha, pernambucana, amazonense, goiana, fluminense, piauiense e por aí vai. Serei BRASIL, com muito orgulho”, concluiu. Julia está na China, onde se prepara para o Miss Mundo com o venezuelano Alexander Gonzales e sua equipe, na escola de beleza Alexander Vogue. O traje típico da brasileira foi criado por Antônio Gonzales e confeccionado pele estilista Flávio Soares. O Miss Mundo 2014 acontecerá em Londres, no dia 14 de dezembro. ...