Pular para o conteúdo principal

Há racismo no Miss Universo?

Boa noite à todos!
Li essa matéria no site Missosology e resolvi compartilhá-la com vocês. Espero que gostem e opinem.
Abraços!

Miss Universo e Racismo

A vitória de Leila Lopes de Angola abriu caminho para alguns países africanos  terem uma chance e realmente competirem no concurso mais prestigiado do mundo. Este ano o Gabão, um país da África subsaariana e próximo de Angola, apresentou um concurso de nível mundial que escolheu  Ada Marie Noelle Meyo como competidora oficial do país para o Miss Universo 2012. O Gabão, uma ex-colônia francesa, é na verdade o terceiro país mais rico da África subsaariana e está pronto para ter um melhor crescimento econômico nos próximos anos. Este ar de confiança permitiu ao país realmente anunciar que está pronto para os palcos dos concursos mundiais e quem sabe, realmente ganhar o título este ano. Ada Maria é a competidora mais provável para seguir os passos de Leila Lopes.
As mulheres negras  têm tido bons resultados  no Miss Universo, embora haja apenas um punhado delas que conquistou o título. Levou-se mais de duas décadas para que a primeira mulher negra fosse coroada como Miss Universo. Janelle Commissiong de Trinidad e Tobago teve essa honra em 1977. Em 1995 Chelsi Smith dos Estados Unidos levou a coroa. Chelsi é mulata, pois seu pai é afroamericano. Em 1998, Wendy Fitzwilliam tornou-se a segunda trinitita e a terceira mulher negra a ganhar a coroa.O ano seguinte, 1999, foi um dos mais importantes porque, pela primeira vez, uma beleza negra foi coroada por uma outra negra. A Miss Botswana Mpule Kwelagobe é a única de seu país até 2011 a ganhar o Miss Universo. Mpule foi a primeira negra africana a ganhar a coroa.
Com  essas poucas vitórias,  pode-se discordar ou concordar com um editorial em um jornal americano que, horas antes da transmissão ao vivo do Miss Universo 2011, sutilmente, mas de forma impertinente, acusou o  concurso de racismo, prevendo que o resultado nos traria outra miss com o padrão ocidental de beleza. O jornal teve que engolir suas palavras horas mais tarde. A verdade é que os concursos de beleza têm feito grandes progressos para diversificar o conceito de beleza. Realmente, essa acusação de racismo pode ter influenciado a organização do  Miss Universo a ter esse desejo de provar que o editorial estava errado. Mas esse seria o caso se o que o editorial estava dizendo é o sentimento real das pessoas nos Estados Unidos ou mesmo do resto do mundo.
Há realmente racismo no Miss Universo? Ou devemos ir mais longe e perguntar se há racismo nos quatro concursos do Grand-Slam? A vitória de Leila Lopes já provou que a beleza transcende cores de pele, mas não conseguiu  acabar com os questionamentos sobre racismo a cada ano nos concursos. A vitória de uma angolana no concurso inspira a participação de outros países africanos. Se há de fato racismo no Miss Universo, o povo do Gabão realmente não dá a mínima.

Este texto é uma tradução da matéria publicada no site Missosology:
http://www.missosology.org/main/index.php/miss-universe/featured-article/820-miss-universe-and-racism.html


Janelle Commissiong - Miss Universo 1977

Chelsi Smith - Miss Universo 1995

Wendy Fitzwilliam - Miss Universo 1998

Mpule Kwelagobe - Miss Universo 1999

Comentários

  1. O racismo é uma doença avassaladora, e no Brasil o racismo e o preconceito é uma tristeza, miss negra no Brasil fica em segundo lugar - acho que so tivemos duas misses negras - Vera Lucia Couto que ficou em terceiro lugar no Miss Internacional 1964 e Deyse Nunes Miss Brasil e sexto lugar no Miss Universo 1986 - elas são belíssimas !
    Aproveito para agradecer suas visitas aos meus blogs e os seus comentarios que me engrandecem. Volte sempre.
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Fotos de Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Boa noite leitores! Completada a primeira semana de atividades do MISS BRASIL 2014, selecionei algumas fotos da linda Fernanda Leme no concurso. Fernanda Leme está sendo muito elogiada nas redes sociais e a cada dia confirma seu favoritismo para a conquista do título deste ano. Acredito e torço muito por Fernanda Leme.

Obituário - Maria José Cardoso - Miss Brasil 1956

No último dia 23 faleceu a Miss Brasil 1956 - Maria José Cardoso. O site do jornal paulistano Folha de São Paulo publicou uma bela matéria sobre a trajetória de miss da 1ª representante do Rio Grande do Sul a vencer o concurso nacional. Miss Brasil de 1956 esteve a dois passos do Universo Formada em Belas Artes, Maria gostava de passar o tempo junto à natureza Fabrício Lobel  31.05.2019 às 2h00 Houve um tempo que, além do futebol, o que mais mobilizava torcidas pelo país era a disputa pelo título de Miss Brasil. Revistas e jornais de todo o país acompanhavam as festas preparatórias, as carreatas de carros conversíveis e, claro, o concurso principal. Em 1956, a disputa se deu no hotel Quitandinha, um palácio que já tinha abrigado até um luxuoso cassino, em Petrópolis, na serra fluminense. Representando o Rio Grande do Sul, Maria José foi eleita a mulher mais bela do Brasil aos 21. Maria José Cardoso - Miss Brasil 1956 Nascida na cidade praiana de São F

Belezas do Nordeste

A região Nordeste em 2013 deve fazer bonito no MISS BRASIL 2013. Em minha opinião é a região com o melhor grupo de candidatas. Os concursos estaduais se mostraram bem melhor produzidos e organizados, consequentemente o nível das candidatas também melhorou muito. As misses que para mim são o destaque da região são dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A última vez que uma representante da região nordeste venceu o concurso foi em 2009, com a bela Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte. Desejo boa sorte para todas as representantes da região Nordeste no MISS BRASIL 2013. Ingrid Gonçalves - Miss Maranhão  Nathália Araújo - Miss Piauí 2013 Helena Rios - Miss Pernambuco Lisianny Bispo - Miss Sergipe Cristina Alves - Miss Rio Grande do Norte Patricia dos Anjos - Miss Paraíba Nicole Verçosa - Miss Alagoas Priscila Cidreira - Miss Bahia Mariana Vasconcelos - Miss Ceará Mapa da

Patricia Garcia é a Miss Paraná 2017

A representante do município de Cambé - Patricia Garcia - é a Miss Paraná 2017. O concurso teve sua final ontem no Teatro Marista em Maringá e contou com a participação de 29 candidatas. O evento contou com a presença de Raissa Santana - Miss Paraná e Miss Brasil 2016. Boa sorte para a bela Patricia Garcia no Miss Brasil 2017! Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Raissa Santana - Miss Brasil 2016 e Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Resultado final*: Vencedora Cambé  - Patricia Garcia 2º. Lugar Cascavel  - Nicole Fávero 3º. Lugar Capanema  - Thais Jaguelski 4º. Lugar Maringá  - Bruna Nogueira 5º. Lugar Realeza  - Thaís Zucchi (TOP 08) Semifinalistas Curitiba  - Letícia Costa Piraquara  - Agta Raniele Toledo  - Geiciane Gonçalves (TOP 16) Semifinalistas Almirante Tamandaré  - Jéssica Piekas Apucarana  - Millene Midori Francisco Beltrão  - Amanda Albanez Londrina  - Camila Santos Medianeira  - Fernanda Scalabrin Pinhais