Pular para o conteúdo principal

Ingrid Budag - Miss Brasil 1975 - e sua autobiografia "Ao Rei dos reis, minha coroa"

Há alguns meses fui presenteado por uma amiga com o livro "Ao Rei dos reis, minha coroa", escrito pela Miss Brasil 1975 e hoje pastora evangélica Ingrid Budag.
Não sou evangélico, mas como essa minha amiga é e sabe da minha paixão pelo Mundo Miss, recebi com muito carinho e respeito o presente.
Coloquei o livro na fila dos livros não acadêmicos, pois não sou daqueles que consegue ler dois ou mais ao mesmo tempo.
Comecei a leitura no fim de semana e obviamente estava ansioso pelas páginas que relatavam a trajetória de Ingrid Budag como miss.
É uma autobiografia relatada de forma mais direcionada aos evangélicos, pois é repleta de citações bíblicas e glorificação a Deus. Não sou ateu (respeito quem é), mas a leitura se torna enfadonha se você não professa essa religião.
Da página 71 à 115, Ingrid Budag relata com detalhes sua indicação como Miss Blumenau 1975, a eleição como Miss Santa Catarina 1975 e  Miss Brasil 1975, e sua classificação entre as 12 semifinalistas no Miss Universo 1975.
O que despertou minha atenção e me fez constatar que, infelizmente, a classificação e vitórias das nossas misses no concurso Miss Universo foram por mérito próprio é o seguinte parágrafo:

"Tive muito pouco tempo para o Miss Universo, e não recebi preparo nenhum. Não recebi nenhuma instrução de como falar, como me comportar, enfim, nada. Os organizadores simplesmente me botaram no avião e me mandaram para El Salvador, América Central, onde foi o concurso naquele ano."

Como está dito, a ausência de uma preparação é onipresente na história do Miss Brasil. Por mais que tenhamos coordenações competentes e bem intencionadas nos estados, isso não é suficiente para a conquista do título de Miss Universo.
Se a nova organização do Miss Brasil não implantar mudanças com urgência, ficaremos eternamente nos perguntado o que deu errado, mesmo já sabendo a resposta.

Capa do livro e Ingrid Budag (como Miss SC e atualmente)




Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2012: Hot Picks final

O site Pageant-Mania publicou seu Hot Picks final para o MISS SUPRANATIONAL 2012, que terá sua final realizada amanhã na cidade de Warsaw - Polônia. A paulista Mariane Silvestre, que representa o Brasil no concurso, foi classificada em 2º lugar.  O Belezas Paulistas deseja boa sorte para nossa representante e torce pela conquista deste inédito título para o país. PAGEANT MANIA'S MISS SUPRANATIONAL 2012 HOT PICKS 1. Thailand  - Nanthawan Wannachutha (201 pts) 2. Brazil  - Mariane Silvestre (146 pts) 3. Iceland  - Sigrún Eva Ármannsdóttir (129 pts) 4. Canada  - Katie Starke (120 pts) 5. Suriname  - Periskia Laing (114 pts) 6. Philippines  - Elaine Kay Moll (110 pts) 7. Bosnia & Herzegovina  - Ema Golijanin (103 pts) 8. Costa Rica  - Kary Ramos (101 pts) 9. South Africa  - Jessica Kahawaty (96 pts) 10. Dominican Republic  - Chantel Martínez de la Cruz (78 pts) 11. Panama  - Elissa Estrada (68 pts) 12. Cuba  - ...

Wilma Paulino é a Miss Pará 2019

O estado do Pará será representado por Wilma Paulino no Miss Brasil 2019. Ela representou o município de Itaituba no concurso que foi realizado na noite de ontem, na Associação Nipo Brasileira, na capital Belém, e que contou com a participação de 20 candidatas. Boa sorte para ela no Miss Brasil 2019! Montagem: Gerson Shoit Resultado completo*: Posição Município e Candidata Vencedora Itaituba  - Wilma Paulino 2º. Lugar Trairão  - Dany Panassolo 3º. Lugar Castanhal  - Vitória Reis Finalistas Capanema  - Amanda Moreira Redenção  - Fábricia Belfort (TOP 10) Semifinalistas Ananindeua  - Camila Claudino Belém  - Kamila Nataha Prainha  - Rayana Oliveira Santarém  - Thayanne Birro Tailândia  - Rayanne Oliveira *Wikipédia

Equador vence o Miss Continentes Unidos 2013

A lindíssima equatoriana Carolina Aguirre venceu a primeira edição do MISS CONTINENTES UNIDOS. O concurso substitui o jovem MISS CONTINENTE AMERICANO, que foi realizado no período de 2006-2012, com a intenção de a partir desta edição receber representantes do mundo inteiro . O Brasil conquistou o título ano passado, com Camila Serakides. Injustiçada no MISS UNIVERSO 2012, pois não figurou no top 15, Carolina Aguirre é uma das mais belas representantes, na minha opinião, da história do Equador nos concursos de miss. Espero que ela ainda participe de outros concursos do Grand-Slam e que sua beleza seja reconhecida e reverenciada como deve ser. Infelizmente, a representante do Brasil, Thainara Latenik, não obteve classificação. O top 05 foi formado pelas representantes do: Equador, Chile, Bélgica, Uruguai e Panamá.  Parabéns a Carolina Aguirre e ao Equador pela conquista do título e também a brasileira pela participação.

Miss Brasil 2016: as melhores nas fotos oficiais

Ontem foram divulgadas as fotos oficiais das candidatas ao título de Miss Brasil 2016.  Das 27 candidatas, apenas 08 me chamaram a atenção neste ensaio. Se bem que achei a temática bem sem graça, tipo "como eu faço meu desjejum" e as misses não tinham muito o que fazer nesta situação. Vamos a elas: Comentários: Acre: Jucianne Menezes é a grande surpresa deste ensaio para mim. Mostrou que tem uma beleza versátil, que fotografa muito bem, e está na briga pelo título.  Hoje ela está no meu top 10. Alagoas: acredito que sou um dos poucos "não fã" da beleza de Gabriele Marinho, mas neste ensaio ela arrasou. Com a experiência que tem, deve avançar na competição. Deve chegar ao top 5 com certeza, com chance de avançar. Ceará: a cearense não está para brincadeira na competição. Sua estratégia (de sucesso) segue a da sua conterrânea Melissa Gurgel - Miss Brasil 2014. Ela tem o sorriso mais lindo do concurso e seu carisma é inebriante...