Pular para o conteúdo principal

O desafio de realizar um concurso de Miss em uma escola pública

Queridos leitores!

Quero compartilhar com vocês uma grande alegria que vivenciei nos últimos dias na escola onde  trabalho como professor da disciplina de História.  
Realizei um concurso de miss,  com alunas dos 6°s, 7°s e 8°s anos, que foi um grande sucesso.
A ideia partiu da discussão de como fazer uma atividade para a “Semana da Criança” que fugisse um pouco dos tradicionais jogos de futebol intercalasses que acabavam excluindo grande parte das alunas.
Como muitas professoras sabem da minha paixão pelos concursos e acompanham o blog, elas me convenceram a realizar o evento.  Topei o desafio e elaborei o projeto, destacando que o mesmo não se limitava a eleger a mais bela aluna da escola, mas sim a aumentar a autoestima das participantes e enaltecer a amizade e companheirismo entre elas.
Tive total apoio do corpo diretivo, que providenciou tudo o que solicitei, principalmente os símbolos máximos dos concursos: faixa e coroa. Algumas professoras colaboraram com a premiação e a escola conseguiu emprestado um tapete vermelho, que serviu de passarela, e alguns enfeites. O cenário de fundo foi obra da professora de Educação Física, que contou com o apoio de diversos alunos, inclusive meninos que estavam animados com o evento.
Os ensaios, realizados durante cinco dias, foram um desafio, pois tive que explicar e até exibir um concurso para as candidatas, pois muitas nunca haviam assistido, mas no final a maioria entendeu do que se tratava e se apresentaram corretamente. A coordenação da escola ficou admirada em ver que nos ensaios eu também contava com a participação de uma ou duas classes, para que as candidatas não ficassem envergonhadas na final e também “treinava” a plateia em relação aos aplausos e ao respeito  que deveria existir.
No último dia 10, o concurso foi realizado e envolveu toda a escola. Algumas professoras fizeram  o papel das queridas chaperonas e ajudaram as candidatas com os trajes, cabelo e maquiagem, além de receberem e apoiarem todas conforme o concurso se desenvolvia. Foi muito gratificante ver a escola se mobilizando para o concurso.
O evento teve início por volta das 15:40 e abriu com o desfile de 28 candidatas (houve uma pré-seleção que levou em consideração o comportamento e comprometimento com os estudos, pois 60 se inscreveram e depois algumas desistiram quando viram  que o evento era sério) em trajes de noite. Para deixar o concurso animado e dinâmico, utilizei músicas que já foram utilizadas no Miss Universo ( Say It Right – Nelly Furtado) e no filme Miss Simpatia (One a Million) além de outras que combinam com os concursos. Em seguida, seguiu-se a tradição dos concursos: anúncio das semifinalistas (top 10), desfile das semifinalistas, anúncio das finalistas (top 05), entrevista com as finalistas (perguntas relacionadas ao cotidiano), desfile final das finalistas e anúncio das três primeiras colocadas escolhidas pelo juri, formado por professoras do Ensino Médio (sem vínculo afetivo com as candidatas). A plateia estava animada e muitas candidatas tinham torcida que, espontaneamente, elaboraram cartazes de apoio.
A vencedora foi uma aluna do 8° ano A, que comemorou muito a vitória com seus colegas de classe.
Fiquei muito feliz em realizar o evento e pretendo fazê-lo anualmente, pois o objetivo foi alcançado.
Abraços para todos!

Eu apresentando o concurso







Comentários

  1. Caro amigo Nelson Jr. gostei da postagem, vc provou que qualquer concurso de beleza tudo dar certo se houver planejamento, divulgação e lisura em todas etapas do evento. Você é muito corajoso também, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Nelson
    Voce me fez voltar no tempo e lembrar os anos 60 quando eu lecionava Matematica no Ginasio Comercial Clovis Bezerra em minha cidade Borborema-PB e promovia todo ano o Concurso Rainha de Borborema. Quantas saudades e lembranças !
    Fazer o que voce fez nesta epoca é preciso ter muita coragem e determinação. Parabens !
    Olha Nelson o Belezas Paulistas é um sucesso e estou sempre bisbilhotando.
    Mais uma vez parabens !
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir
  3. Realmente a dedicação é tudo... você pensou em todos os detalhes..achei muito bom você ter pensado em levar a plateia também aos ensaios...
    Parabéns, mesmo.. ficou muito bom.. Bel

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa inciativa, parabéns, Nelson. Paixão é paixão, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti ...

Miss Supranational 2019 será em dezembro

Fonte: Global Beauties Está confirmado: a Miss Supranational 2019 será coroada em 6 de dezembro, uma sexta-feira. Este ano, a final será realizada na Silésia, uma região histórica da Europa Central que tem a maior parte do seu território na Polônia. As cidades-sede dos eventos preliminares ainda serão confirmadas e anunciadas. Valeria Vazquez, a primeira porto-riquenha a conquistar o título de Miss Supranational e, portanto, fazendo do seu país o 1º a conquistar todos os cinco títulos Grand Slam - Miss Mundo, Miss Universo, Miss International, Miss Supranational e Miss Grand International - é até agora a vencedora do Grand Slam que mais viajou em 2018/19: 12 países.  Valeria Vazquez - Miss Supranational 2019

Bruna Zanardo é a Miss Beleza Internacional Brasil 2017

O concurso Miss Beleza Internacional Brasil 2017 foi realizado no último dia 29, no Américas Barro Hotel, no Rio de Janeiro, e foi vencido pela representante de São Paulo Bruna Zanardo. Contando com 13 candidatas, o concurso pecou pela divulgação ineficiente e pelo grupo diminuto de candidatas. Mas foi bom saber que um novo concurso nacional surgiu, apesar das caras conhecidas da coordenação não trazerem boas lembranças para o Mundo Miss Brasileiro. Pelas fotos das candidatas, Bruna Zanardo foi a melhor escolha e acredito que brilhará no Miss International 2017. Não assisti o concurso, mas já adianto que usar manto na coroação é algo no mínimo deselegante. Boa sorte para nossa representante no concurso! Momento da coroação Bruna Zanardo - MBIB 20 Resultado final* Posição Estado e Candidata Vencedora   São Paulo  -  Bruna Zanardo 2º. Lugar   Rio de Janeiro  - Mariah Khenayfis 3º. Lugar   Distrito Federal  - Luciana ...

Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - rumo ao Miss Universo 2018

Na manhã de ontem a amazonense Mayra Dias - Miss Brasil 2018 - embarcou no aeroporto internacional de São Paulo rumo a Bangkok - Tailândia para participar do Miss Universo 2018. Mayra Dias no aeroporto em SP Com escola em Dubai - Emirados Árabes, a bela chegou em seu destino final a algumas horas e deve se apresentar oficialmente para a organização do concurso no próximo dia 1º de dezembro. Em Bangkok - Tailândia Boa sorte para nossa miss, que ela brilhe no concurso e nos traga o tão aguardado 3º título de Miss Universo para o Brasil.

Ana De Backer é a Mrs. Tourism Queen International 2018

A belíssima Ana De Backer venceu o Mrs. Tourism Queen International 2018. O concurso foi realizado hoje na Malásia e tem a particularidade de ter candidatas casadas concorrendo (por isso o nome Mrs.). Ana De Backer - Mrs. Tourism Queen International 2018 Ana De Backer venceu o Miss Brasil Mundo 2015 representando o estado de Sergipe, mas renunciou ao título por na época estar com a documentação para se casar em andamento na Bélgica, país do seu cônjuge. Finalistas Parabéns para ela e para organização CNB que lhe deu essa oportunidade. Resultado final*: Mrs. Tourism Queen International 2018 Winner - Brazil 1st Runners - Mexico 2nd Runners - South Africa  3rd Runners - Malaysia  4th Runners - Mongolia Mrs. Global Tourism 2018 - Myanmar *Página do concurso no Facebook.