O desafio de realizar um concurso de Miss em uma escola pública

Queridos leitores!

Quero compartilhar com vocês uma grande alegria que vivenciei nos últimos dias na escola onde  trabalho como professor da disciplina de História.  
Realizei um concurso de miss,  com alunas dos 6°s, 7°s e 8°s anos, que foi um grande sucesso.
A ideia partiu da discussão de como fazer uma atividade para a “Semana da Criança” que fugisse um pouco dos tradicionais jogos de futebol intercalasses que acabavam excluindo grande parte das alunas.
Como muitas professoras sabem da minha paixão pelos concursos e acompanham o blog, elas me convenceram a realizar o evento.  Topei o desafio e elaborei o projeto, destacando que o mesmo não se limitava a eleger a mais bela aluna da escola, mas sim a aumentar a autoestima das participantes e enaltecer a amizade e companheirismo entre elas.
Tive total apoio do corpo diretivo, que providenciou tudo o que solicitei, principalmente os símbolos máximos dos concursos: faixa e coroa. Algumas professoras colaboraram com a premiação e a escola conseguiu emprestado um tapete vermelho, que serviu de passarela, e alguns enfeites. O cenário de fundo foi obra da professora de Educação Física, que contou com o apoio de diversos alunos, inclusive meninos que estavam animados com o evento.
Os ensaios, realizados durante cinco dias, foram um desafio, pois tive que explicar e até exibir um concurso para as candidatas, pois muitas nunca haviam assistido, mas no final a maioria entendeu do que se tratava e se apresentaram corretamente. A coordenação da escola ficou admirada em ver que nos ensaios eu também contava com a participação de uma ou duas classes, para que as candidatas não ficassem envergonhadas na final e também “treinava” a plateia em relação aos aplausos e ao respeito  que deveria existir.
No último dia 10, o concurso foi realizado e envolveu toda a escola. Algumas professoras fizeram  o papel das queridas chaperonas e ajudaram as candidatas com os trajes, cabelo e maquiagem, além de receberem e apoiarem todas conforme o concurso se desenvolvia. Foi muito gratificante ver a escola se mobilizando para o concurso.
O evento teve início por volta das 15:40 e abriu com o desfile de 28 candidatas (houve uma pré-seleção que levou em consideração o comportamento e comprometimento com os estudos, pois 60 se inscreveram e depois algumas desistiram quando viram  que o evento era sério) em trajes de noite. Para deixar o concurso animado e dinâmico, utilizei músicas que já foram utilizadas no Miss Universo ( Say It Right – Nelly Furtado) e no filme Miss Simpatia (One a Million) além de outras que combinam com os concursos. Em seguida, seguiu-se a tradição dos concursos: anúncio das semifinalistas (top 10), desfile das semifinalistas, anúncio das finalistas (top 05), entrevista com as finalistas (perguntas relacionadas ao cotidiano), desfile final das finalistas e anúncio das três primeiras colocadas escolhidas pelo juri, formado por professoras do Ensino Médio (sem vínculo afetivo com as candidatas). A plateia estava animada e muitas candidatas tinham torcida que, espontaneamente, elaboraram cartazes de apoio.
A vencedora foi uma aluna do 8° ano A, que comemorou muito a vitória com seus colegas de classe.
Fiquei muito feliz em realizar o evento e pretendo fazê-lo anualmente, pois o objetivo foi alcançado.
Abraços para todos!

Eu apresentando o concurso







Comentários

  1. Caro amigo Nelson Jr. gostei da postagem, vc provou que qualquer concurso de beleza tudo dar certo se houver planejamento, divulgação e lisura em todas etapas do evento. Você é muito corajoso também, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Nelson
    Voce me fez voltar no tempo e lembrar os anos 60 quando eu lecionava Matematica no Ginasio Comercial Clovis Bezerra em minha cidade Borborema-PB e promovia todo ano o Concurso Rainha de Borborema. Quantas saudades e lembranças !
    Fazer o que voce fez nesta epoca é preciso ter muita coragem e determinação. Parabens !
    Olha Nelson o Belezas Paulistas é um sucesso e estou sempre bisbilhotando.
    Mais uma vez parabens !
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir
  3. Realmente a dedicação é tudo... você pensou em todos os detalhes..achei muito bom você ter pensado em levar a plateia também aos ensaios...
    Parabéns, mesmo.. ficou muito bom.. Bel

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa inciativa, parabéns, Nelson. Paixão é paixão, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares na semana

Stephany Pim é a Miss Espírito Santo 2017

Nathália Lago é a Miss Roraima 2017

Jéssica Porto é a Miss Minas Gerais 2017

Miss Brasil 2017: top 15 final do blog

Emanuelle Costa é a Miss Brasil Continentes Unidos 2017

Caroline Oliveira é a Miss Bahia 2017

Monalysa Alcântara - Miss Piauí 2017 - é a Miss Brasil 2017

Obrigado Raissa Santana - Miss Brasil 2016!

Resenha: Miss Brasil 2017