Pular para o conteúdo principal

O desafio de realizar um concurso de Miss em uma escola pública

Queridos leitores!

Quero compartilhar com vocês uma grande alegria que vivenciei nos últimos dias na escola onde  trabalho como professor da disciplina de História.  
Realizei um concurso de miss,  com alunas dos 6°s, 7°s e 8°s anos, que foi um grande sucesso.
A ideia partiu da discussão de como fazer uma atividade para a “Semana da Criança” que fugisse um pouco dos tradicionais jogos de futebol intercalasses que acabavam excluindo grande parte das alunas.
Como muitas professoras sabem da minha paixão pelos concursos e acompanham o blog, elas me convenceram a realizar o evento.  Topei o desafio e elaborei o projeto, destacando que o mesmo não se limitava a eleger a mais bela aluna da escola, mas sim a aumentar a autoestima das participantes e enaltecer a amizade e companheirismo entre elas.
Tive total apoio do corpo diretivo, que providenciou tudo o que solicitei, principalmente os símbolos máximos dos concursos: faixa e coroa. Algumas professoras colaboraram com a premiação e a escola conseguiu emprestado um tapete vermelho, que serviu de passarela, e alguns enfeites. O cenário de fundo foi obra da professora de Educação Física, que contou com o apoio de diversos alunos, inclusive meninos que estavam animados com o evento.
Os ensaios, realizados durante cinco dias, foram um desafio, pois tive que explicar e até exibir um concurso para as candidatas, pois muitas nunca haviam assistido, mas no final a maioria entendeu do que se tratava e se apresentaram corretamente. A coordenação da escola ficou admirada em ver que nos ensaios eu também contava com a participação de uma ou duas classes, para que as candidatas não ficassem envergonhadas na final e também “treinava” a plateia em relação aos aplausos e ao respeito  que deveria existir.
No último dia 10, o concurso foi realizado e envolveu toda a escola. Algumas professoras fizeram  o papel das queridas chaperonas e ajudaram as candidatas com os trajes, cabelo e maquiagem, além de receberem e apoiarem todas conforme o concurso se desenvolvia. Foi muito gratificante ver a escola se mobilizando para o concurso.
O evento teve início por volta das 15:40 e abriu com o desfile de 28 candidatas (houve uma pré-seleção que levou em consideração o comportamento e comprometimento com os estudos, pois 60 se inscreveram e depois algumas desistiram quando viram  que o evento era sério) em trajes de noite. Para deixar o concurso animado e dinâmico, utilizei músicas que já foram utilizadas no Miss Universo ( Say It Right – Nelly Furtado) e no filme Miss Simpatia (One a Million) além de outras que combinam com os concursos. Em seguida, seguiu-se a tradição dos concursos: anúncio das semifinalistas (top 10), desfile das semifinalistas, anúncio das finalistas (top 05), entrevista com as finalistas (perguntas relacionadas ao cotidiano), desfile final das finalistas e anúncio das três primeiras colocadas escolhidas pelo juri, formado por professoras do Ensino Médio (sem vínculo afetivo com as candidatas). A plateia estava animada e muitas candidatas tinham torcida que, espontaneamente, elaboraram cartazes de apoio.
A vencedora foi uma aluna do 8° ano A, que comemorou muito a vitória com seus colegas de classe.
Fiquei muito feliz em realizar o evento e pretendo fazê-lo anualmente, pois o objetivo foi alcançado.
Abraços para todos!

Eu apresentando o concurso







Comentários

  1. Caro amigo Nelson Jr. gostei da postagem, vc provou que qualquer concurso de beleza tudo dar certo se houver planejamento, divulgação e lisura em todas etapas do evento. Você é muito corajoso também, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Nelson
    Voce me fez voltar no tempo e lembrar os anos 60 quando eu lecionava Matematica no Ginasio Comercial Clovis Bezerra em minha cidade Borborema-PB e promovia todo ano o Concurso Rainha de Borborema. Quantas saudades e lembranças !
    Fazer o que voce fez nesta epoca é preciso ter muita coragem e determinação. Parabens !
    Olha Nelson o Belezas Paulistas é um sucesso e estou sempre bisbilhotando.
    Mais uma vez parabens !
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir
  3. Realmente a dedicação é tudo... você pensou em todos os detalhes..achei muito bom você ter pensado em levar a plateia também aos ensaios...
    Parabéns, mesmo.. ficou muito bom.. Bel

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa inciativa, parabéns, Nelson. Paixão é paixão, não é mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Perfil e fotos oficiais da Miss Grand Brasil 2016 - Renata Sena no site do concurso

O site do concurso Miss Grand International disponibilizou o perfil e fotos oficiais das candidatas ao título de 2016. Seguindo o modelo do Miss Universo, o mais jovem dos concursos do Grand-Slam mostra que seguir os passos do mais popular concurso de beleza internacional é ter o jogo ganho. As candidatas ainda não tem o mesmo nível de beleza do concurso estadunidense, mas acredito que nos próximos anos isso deva acontecer, pois o concurso deve vincular-se aos principais certames nacionais de cada país. Eu muito ansioso e animado com o Miss Grand International 2016 e acredito que teremos um belíssimo espetáculo no próximo dia 25. Nome:  Renata Sena País:  Brasil Idade:  21 Altura:  1,72 cm Peso:  54,0 kg Medidas:  35 - 24 - 37 Formação / Profissão: Universidade Católica Dom Bosco, 6º semestre de Jornalismo Hobbies: Eu faço muito exercício físico (academia, corrida em parques). Eu leio muito e também escrevo, mas o que eu realmente gostaria de fazer é cantar profissionalme

Boa sorte Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Há 20 anos meu estado não conquista o titulo de MISS BRASIL. Hoje estou muito confiante que esse jejum termine, pois a representante de São Paulo, Fernanda Leme - apresenta todos os requisitos para a conquista do título máximo da beleza nacional. Vencemos em  1967, 1973, 1974, 1976, 1977, 1984, 1991, 1994, portanto temos sorte nos anos de final 4. Que 2014 entre na lista e conquistemos a nossa 9ª coroa. Desejo muito sorte para Fernanda Leme e que sua estrela brilhe como nas conquistas municipal  e estadual. Estou com você linda! Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014

Yara Deckner é a Miss Mato Grosso do Sul 2016

O estado do Mato Grosso do Sul será representado por Yara Deckner no Miss Brasil 2016. O concurso foi realizado no último dia 08, no Shopping Norte Sul Plaza, na capital Campo Grande e contou com a participação de 10 candidatas. Boa sorte para a miss no Miss Brasil 2016. Yara Deckner - Miss Mato Grosso do Sul 2016 Resultado Final*: Colocação Município e Candidata Vencedora Campo Grande  - Yara Deckner 2º. Lugar Campo Grande  - Farluce Chaves 3º. Lugar Selvíria  - Thaís Araújo 4º. Lugar Campo Grande  - Gabriely Paliga 5º. Lugar Nome não divulgado. *Fonte Wikipédia

Definidos local e data do Miss Intercontinental 2016

A 45ª edição do concurso Miss Intercontinental já tem data e local definidos. O cidade sede será Colombo no Sri Lanka e a final está prevista para o dia 15 de outubro. São esperadas cerca de 70 candidatas para disputar o título de Miss Intercontinental 2016 que ficarão hospedadas no hotel cinco estrelas Cinnamon Lakeside. O Brasil será representado pela paulista Sabrina Sancler que tentará conquistar o 4º título para o nosso país (os anteriores foram em 1972, 1981 e 1998). O Miss Intercontinental é uma dos mais tradicionais concursos de miss, mas não integra o Grand-Slam. Acredito que isso ocorra devido a irregularidade da qualidade das finais, onde a produção deixa a desejar, como a do ano passado. Estou torcendo para que este ano tenhamos um belo evento. Hotel Cinnamon Lakeside no Sri Lanka